Em segundo lugar nas pesquisa de opinião, Luizianne tem tomado gosto pela disputa na Capital cearense. Foto: Reprodução/Propaganda Eleitoral.

Apesar de não contar com o apoio do governador Camilo Santana (PT) na disputa eleitoral em Fortaleza, a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Luizianne Lins, contará com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas propagandas no rádio e televisão. O material com a gravação feita pela principal liderança petista no País já está pronto para ser rodado nos próximos programas.

Lula, inclusive, já defendeu voto em Luizianne Lins através de suas redes sociais, o que foi compartilhado pela postulante em seus perfis na Internet. “Meus amigos e minhas amigas, eu sei e você sabe que Luizianne tem experiência, vontade política e o fundamental: tudo o que ela faz, faz com o coração”, diz o ex-presidente no vídeo que deverá ser divulgado no programa da petista nesta quinta-feira (22).

De acordo com as pesquisas recentes feitas sobre o pleito deste ano em Fortaleza, o ex-presidente é o principal influenciador de votos na Capital cearense, junto com o governador Camilo Santana.

Luizianne tem tentado colar sua imagem à do governador, principal liderança do PT no Ceará. No entanto, por ter um de seus aliados na disputa, no caso o pedetista José Sarto (PDT), o chefe do Poder Executivo estadual tem evitado qualquer manifestação de apoio a um dos nomes na campanha.

Camilo, porém, já demonstrou, mais de uma vez, quem ele não quer no segundo turno da disputa na Capital cearense: o candidato do PROS, Capitão Wagner.

Na noite de terça-feira (20), o governador voltou a postar, em suas redes sociais, críticas contra o republicano por ele ter estado ao lado do motim de policiais militares que paralisou as atividades de segurança no Estado, no início do ano. Wagner respondeu imediatamente pelas redes sociais.

Já Luizianne, além do apoio público que terá de Lula, seu maior cabo eleitoral em Fortaleza, conseguiu na Justiça decisão favorável para a exclusão de vídeo que circulava nas redes sociais contra ela.

Crimes

O juiz André Teixeira Gurgel, da 94ª Zona Eleitoral, proibiu novas publicações e determinou o bloqueio dos responsáveis por difundir desinformação. O Grupo Facebook, também dono dos aplicativos Whatsapp e Instagram, foi notificado sobre a liminar.

Ao final da ação, tanto o administrador do grupo como o responsável pela publicação poderão ser responsabilizados por crimes de calúnia e difamação eleitoral e condenados ao pagamento de multa no valor de R$ 5 a 30 mil reais.