Apóstolo Luiz Henrique (PP) ao lado do candidato Capitão Wagner (PROS). Foto: Divulgação

O deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique, líder da bancada do Progressistas (PP) na Assembleia Legislativa do Ceará, oficializou apoio ao candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (PROS), principal opositor da base governista no Estado.

A decisão do parlamentar, que é líder religioso na Capital, gerou desconforto no partido e pegou apoiadores de Sarto (PDT) de surpresa.

A decisão de Henrique foi tomada, segundo sua assessoria de imprensa, após um acordo formado entre o partido no Estado, com anuência da executiva nacional. “Ele está autorizado a votar em quem quiser. Por ser da fé, valorizar a família e o valor da vida, ele optou por apoiar o Wagner”, disse.

A assessoria do parlamentar informou ainda que ele nunca fez parte do grupo político liderado no Ceará pelos irmãos Ciro e Cid Gomes. “O Apóstolo vive em paz com todo mundo, mas não faz parte do grupo. Ele aplaude as ações positivas do Governo e tem boa relação com o governador (Camilo Santana)”.

O secretário-geral do Progressistas no Ceará, Paulo Henrique Lustosa, afirmou que a decisão do parlamentar pegou a todos de surpresa, e disse que este caso deixa os candidatos do partido, em especial aqueles que tentam reeleição, em situação desconfortável.

Lustosa, porém, afirmou que qualquer sanção, “no calor da campanha é algo desnecessário”.

“As executivas estadual e municipal em Fortaleza apoiam o candidato Sarto. A partir de agora, vamos tentar minimizar danos. Assim que possível, conversar com o deputado, entender as razões dele e manter as portas abertas para o diálogo”, disse.

O presidente da executiva municipal em Fortaleza, Marcos Cals, afirmou que o partido decidiu, por unanimidade, apoio à candidatura de Sarto. Segundo ele, o deputado precisa se reunir com a bancada na Assembleia para tentar contornar a situação. “Nossos candidatos a vereador estão todos alinhados com o Sarto. O Apóstolo não conversou com a executiva municipal ou com a bancada e, oficialmente, não temos nenhum conhecimento do posicionamento dele”, disse.

Apóstolo Luiz Henrique é líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa, composta ainda por Bruno Pedrosa, Leonardo Pinheiro e Fernando Hugo.

Na Câmara Municipal de Fortaleza o partido é representado por Benigno Júnior, “Bá” e Emanuel Acrízio.

Mantenho-me na linha de votar no candidato José Sarto, o 12, para sequenciar o vitorioso trabalho de Roberto Cláudio. Com isto, quero externar que entendo o deputado Apóstolo Luiz Henrique como tendo decidido, na sua individualidade de seu grupo, seguir novos rumos. Sem, contudo, concordar porque o partido cedeu à candidatura de José Sarto espaço, tempo e nossa quase totalidade de militância, candidatos e admiração”, informou o deputado Fernando Hugo.

Apoios

Além de Apóstolo Luiz Henrique, outros membros de partidos alinhados com a candidatura de Sarto devem apoiar Capitão Wagner. Dentre eles está o casal Dra. Silvana e Dr. Jaziel, filiados ao Partido Liberal (PL). Os dois já se posicionaram em apoio ao postulante republicano.

O grupo político do deputado federal e candidato a prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB), também está ao lado do candidato de oposição. O deputado federal Moses Rodrigues e o vereador Casimiro Neto, ambos do MDB, partido que apoia a candidatura de Heitor Férrer (SD), também apoiam a candidatura de Capitão Wagner.