Mapa da RMF. Foto: Ilustração/IPECE.

Dos 19 prefeitos dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza – Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi – 12 tentarão reeleição.

Algumas das chapas lançadas são formadas por partidos ideologicamente opostos e por candidatos com “nomes incomuns”.

Confira abaixo as chapas formadas e os candidatos para as prefeituras dos municípios que formam a RMF.

  • Aquiraz

O atual prefeito Edson Sá (PDT) fará chapa com o vice Igor Borges Pinho (PSB), numa coligação com PDT, PSB, PP, PT, PCdoB e Republicanos.

Bruno Gonçalves (PL) tem Agenor Mota (PSD) como vice-prefeito. A coligação está formada pelo PL, PSD e PTC.

  • Cascavel

A cidade tem quatro candidatos. Tiago Ribeiro (Cidadania), prefeito, tenta ser reeleito. A vice é Ana Paula Vila Real Dantas, conhecida com Paulinha Dantas (PODEMOS). A coligação partidária da chapa é formada por Cidadania, PL, PODEMOS e PTB.

José Izaias de Lima, conhecido como Zé de Lima é o candidato do PDT. Geovani de Castro, do PSD, é seu vice. PDT, PSB, PSD e PSL estão coligados.

Altaide Dias é o pleiteante do PSDB. O vice é Elisvaldo Casusa da Fonseca, conhecido como Vavá Moto Táxi (PSDB).

O PT lança Lindomar Monteiro. Wanderley Antunes Bezerra, ou Wanderley Lula (PT), concorre a vice-prefeitura.

  • Caucaia

Esta cidade já foi pauta no nosso Blog. Outras informações sobre a corrida eleitoral caucaiense, você encontra aqui.

  • Chorozinho

O prefeito, Francisco de Castro Menezes Junior, o Dr. Junior (PDT), tenta reeleição. O vice da chapa é Luís Roberto Braga de Freitas (PDT). PDT e PP fazem coligação na chapa majoritária.

Vicente Jarbari Botão Fernandes, o Cici (PSD), é o adversário do pedetista. Francisco Valdir Oliveira da Silva (PSD), o Valdir da Ambulância, é o vice. A sigla não fez chapas na disputa pela Prefeitura.

  • Eusébio

Dr. Acilon Gonçalves (PL) concorre à reeleição. Tem como vice Lúcia Nilha Pinheiro “Lucinha” Feitosa (DEM). O Democratas e o PL fazem coligação.

Francisco Antônio Costa Emiliano, conhecido como Chico do Posto (PROS) é outro candidato ao executivo eusebiano. Irineu Araújo de Mesquita, o Professor Irineu (PROS), é o vice da chapa. PROS e Podemos estão coligados.

Por fim, Mauro Henrique Nascimento Ramalho, o Dr. Mauro (PSD), é outro postulante à prefeitura. Seu vice-prefeito na chapa é Acaci Amorim, do PCdoB. A coligação é entre os dois partidos citados – PSD e PCdoB.

  • Fortaleza

A capital do Ceará também já foi postada em nosso site. Detalhes sobre a corrida eleitoral fortalezense você acha neste link.

  • Guaiúba

A município tem seis candidatos a prefeitura. O gestor, Marcelo Fradique (PL) tenta ser reeleito. O vice da chapa é Alísio de Menezes Meira (PT). O candidato tem apoio do MDB, PL e PT.

Izabella Fernandes (PSB) é outra que pleiteia o comando da cidade. Tem como vice na chapa, Maria Cleubia Cordeiro de Miranda, conhecida como Cleubia do Cazuza (PSDB). Os seguintes partidos estão nessa coligação: PCdoB, PSB e PSDB.

Elisvaldo Mendes Possidônio, ou simplesmente Possidônio (PSL). O candidato a vice-prefeito é Professor Danilo Sobral, do PMN.

Outro candidato é do PTC. O Zé Gerardo. O postulante a vice-prefeito da chapa é Raimundo Costa Tinoco (PTC).

Dr. Iran (PDT) é o candidato. Seu vice da chapa é Pastor Eudes Maia (PDT).

Paulo Giuseppe (PV) para prefeito e Miller Clementino Cruz (PV), para vice-prefeito.

  • Horizonte

A cidade em questão, o prefeito Chico César (PSDB), não concorre à reeleição. O ex-gestor local e atual deputado estadual, Nezinho Farias (PDT), concorre à Prefeitura. O candidato a vice-prefeito da chapa é Rafael Ribeiro dos Santos, conhecido como Rafael das Casas (PTB). A coligação é formada pelos seguintes partidos: AVANTE, PDT, PL, PSB, PSD, PSL, PT, PTB e Republicanos.

Outro concorrente é Alexandre Holanda Sabino, ou Dr. Alexandre (Democracia Cristã). Tem como candidato a vice-prefeito, Renan Pinheiro (Democracia Cristã). A coligação é formada pelo DC, Rede, Solidariedade e PP.

O PRTB lança também uma chapa para prefeito, Jairo Jorge encabeçando. Para a vice-prefeitura, concorre José Ribamar Alves de Lima, conhecido como Irmão Ribamar do Frete. Não fez coligação com nenhum partido.

A sigla PMN concorre ao executivo de Horizonte. Dr. Edson Nogueira é o candidato a prefeito, tendo como vice Raimundo Nonato de Alcântara Félix. Não houve coligação.

Por fim, o PCdoB apresentou Marlon Matos para prefeito. O vice-prefeito da chapa é Francisco Eduardo Matos, conhecido como Bóca. A sigla comunista não fez coligação com nenhum partido.

  • Itaitinga

O atual gestor, Abel Cercelino (PSD), não concorre ao pleito por já ter sido eleito em dois mandatos seguidos.

Três chapas concorrem para o executivo local. A primeira delas é encabeçada pelo candidato a prefeito Paulo Ricardo (PSB). A vice da chapa é Antônia Vanderli de Sousa, conhecida como Lili da Vila Machado, também do PSB. A coligação é formada por PDT, PSB e PT.

PL, DEM, PATRIOTA e PV estão unidos numa coligação encabeçada pelo candidato a prefeito Paulo César Feitosa (PL). O postulante a vice-prefeito é Marquinhos Feitosa (DEM).

Finalizando, as siglas MDB, PRTB e PSC lançam o candidato Dulcynardo Cavalcante Honorato, conhecido como Dulcynardo (PRTB). Já para o cargo de vice-prefeito, Valdenir Saraiva Pires, também do PRTB.

  • Maracanaú

O prefeito da cidade, Firmo Camurça (PSDB), não concorre ao pleito por já ter sido reeleito em duas ocasiões consecutivas. Para sucedê-lo, Roberto Pessoa (PSDB), deputado federal e ex-prefeito municipal entre 2005 e 2013, disputa. Os partidos MDB, PCdoB, PMN, PROS, PSDB, PTB e Republicanos estão na coligação que apoia Pessoa. O candidato a vice-prefeito da chapa é Neton Lacerda, do PROS.

Outro postulante a prefeito de Maracanaú é o deputado estadual Júlio César Filho (Cidadania). No cargo de vice-prefeito, a chapa lança João Paulo Bezerra Gomes (PSB). As agremiações Cidadania, PDT, PL, PSB, PSD e PP estão na coligação encabeçada por Julinho.

PT e Rede estão unidos na mesma coligação. O candidato para prefeito é Daniel Baima (PT) e, na posição de vice-prefeito, Francisco Eudásio Alves da Silva, conhecido como Eudásio da Pajú.

O PRTB lança candidatura própria. O candidato à Prefeitura é Marcos Gomes. Como vice na chapa, Maria Eudina da Silva dos Santos (PRTB).

O PMB lançou Professor Francisco Moura para prefeito e Lucia de Fátima da Silva Coutinho (PMB) para vice.

Por fim, o PSOL apresenta chapa solitária com Professor Carlos Eduardo para prefeito e Maria Dervania de Oliveira Sousa, a Barbie Dervania (PSOL), para vice.

  • Maranguape

O prefeito João Paulo Xerez (PDT) concorre à reeleição. Samara Bezerra Cordeiro da Silva (PL) está como vice-prefeita na chapa. O PDT faz coligação com PL e PP.

O ex-prefeito George Lopes Valentim (PSB), que governou o município entre 2009 e 2013, está na disputa, tendo Rogaciano Marçal (MDB) como seu vice. PSB e MDB se juntam a PCdoB, PT e PSDB coligados.

Átila Câmara (Solidariedade), também ex-prefeito municipal entre 2013 e 2017, concorre. Para vice-prefeito, o escolhido foi José Gurgel Neto (Cidadania). As duas siglas estão juntas com PODEMOS e PTC.

Habraão Ramos (PROS) é outro candidato. Tem como vice Francisco Elizário Maia Cordeiro, do PATRIOTA. A coligação partidária do grupo é composta por PATRIOTA, PSC, PSL e PROS.

Marquinhos Silva (PV) é postulante. Sobrinho do ex-prefeito local, Marcelo Silva, que governou Maranguape entre 1997 e 2005, tem em Marcus Silva (PV) o candidato a vice-prefeito. O Partido Verde não fez coligação partidária com nenhuma outra sigla.

Por fim, o Republicanos concorre sem estar coligado a ninguém. Reginaldo Felício de Sousa, o Régis, representa a sigla na disputa majoritária. Na posição de vice-prefeito, está Suderlan de Castro.

  • Pacajus

O município pode ter o prefeito Bruno Figueiredo (PDT) reeleito. Tem como vice-prefeito na chapa Francisco Fagner da Costa (DEM). A chapa tem a maior coligação dos postulantes à Prefeitura local com sete siglas: Cidadania, DEM, PDT, PL, PSC, PSB e Solidariedade.

Francisco José Cunha de Queiroz, o Fan Cunha (PTB), ex-gestor municipal entre 2005 e 2009, pleiteia ser novamente prefeito da cidade. Como vice-prefeita na chapa, Eliane Juvêncio (PMN). PTB e PMN fazem coligação.

Teodorico José de Menezes Neto, o Teodorico “Véio Macho” (AVANTE), ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará (TCE/CE), concorre ao cargo. Tem como candidata a vice-prefeitura, Vanessa Portela de Oliveira Dantas (PSDB). A coligação é formada por AVANTE e PSDB.

Filho do ex-prefeito pacajuense José Wilson Chaves, Junior Chaves (PSD) lança candidatura. Seu vice na chapa é Expedito Chaves Cavalcante Neto (Republicanos). PSD e Republicanos formam aliança.

Finalizando, duas agremiações lançaram candidaturas sozinhas: MDB e PSL. Os emedebistas concorrem com Paulo Pontes para prefeito e José Maurício Batista de Sousa para vice-prefeitura; já o PSL disputa com Rogério Mesquita e Carlos Sérgio na vice.

  • Pacatuba

Na cidade, o prefeito Carlomano Marques (MDB) tenta ser reeleito. Seu vice de chapa é Rafael Marques, também do MDB. A coligação para o pleito é composta pelo DEM, MDB, PP, PTB e Republicanos.

PDT e PSB fazem coligação. O postulante é Renato Célio Chaves Rodrigues, o Dr. Renato Célio (PDT). Como vice tem Alexandre Portela Silva (PSB).

Outra coalizão é entre PROS e PSD. Maria Selma Cardoso Lima, a Dona Selma (PSD) tem em Júnior Novais (PROS) na vice.

PT e PSL são coligados sozinho: o PT concorre com o candidato Jarilson Alexandre Aires, ou simplesmente, Jarilson. Seu vice é Francisco Edmar Araújo da Silva, o Professor Edmar; já o PSL vem com André Holanda para prefeito e Neto Vituriano na posição de vice.

  • Paracuru

O município terá um novo gestor, já que o atual, Eliabe do Tito (PR), não tenta a reeleição. Seis são os concorrentes para prefeito.

Wembley Gomes Costa, o Beim (PDT), concorre ao cargo. A vice é Rachel de Sousa Vieira Marques, a Raquel do Noca (PDT). A coligação é composta pelos seguintes partidos: MDB, PDT, PP, PSDB, PTC e Republicanos.

O PODEMOS está coligado com o PSC. Lançaram Kléber Bandeira (PSC) para prefeito e Galba Moita (PODEMOS) para o posto de vice.

Outra coligação é entre PSD e PATRIOTA. Domenico Sassone, o Domenico da Hobby Center (PSD) é candidato a prefeito, tendo Lyon Viana (PATRIOTA) como vice.

PCdoB e PROS lança Eveline Costa de Araújo, a Dra. Eveline (PROS), e na vice, França Júnior (PCdoB).

Duas agremiações lançaram candidaturas, Solidariedade e PSOL. O Solidariedade promoveu a candidatura do postulante Márcio Batista, e na posição de vice, Jaqueline Santos; PSOL lança José Bitencourt Xavier Moreira, Bitem, e Charles Magalhães no posto de vice-prefeito da chapa.

  • Paraipaba 

Dimitri Castro (PDT), prefeito, tenta reeleição. Carlos Henrique Pinheiro da Silva (Democracia Cristã) está como vice-prefeito da chapa.

Concorre também Ariana Aquino (Republicanos), com Aldemir Garcia dos Santos, o Garcia da Paraipaba (PL) na vice. PL, PSD, PTC, Republicanos e Solidariedade fazem coligação.

Com chapa sozinha, o PT lança Dr. Brito para prefeito e Jeová Góes como vice-prefeito.

Por fim, o Patriota foi outro que apresentou candidatura: José Clodoaldo Batista de Castro como prefeito e João Narciso para vice.

  • Pindoretama

A cidade irá escolher um novo prefeito, já que o atual, Valdemar Araújo (PT) não pode ser reeleito. Seis postulantes disputam a chefia do Executivo local.

O PT faz coligação com MDB e PSB. Tadeu Fernandes Rodrigues, o Tadeu das Rações (MDB), é o candidato a prefeito e Marcelo Rocha da Silva (PSB) na vice.

José Maria Mendes Leite, o Dedé Soldado (PL), também concorre à Prefeitura. Antônio Cândido Ferro, o Raimundo Cândido (PL), é o escolhido para vice da chapa. PL e PDT fazem coligação.

PP e PTB estão coligados. O postulante é Miller Rocha (PP) com Francisco Viana Soares (PP) na posição de vice-prefeito na chapa.

Outras três agremiações lançaram candidaturas sem coalizão: Republicanos, PSL e PROS.

O Republicanos pleiteia com Francisco Erivando dos Santos, o Professor Sula, e Iana Soares na posição de vice.

Já o PSL concorre com Cláudio da Silva, Cláudio do Senhorzinho, para prefeito e Flaviano Rocha Lima, o Sapé, na vice.

Por fim, o PROS tem Nino Dieb para a disputa e Professor Cosmo na vice-prefeitura.

  • São Gonçalo do Amarante

É mais um caso de prefeito que não concorrerá à reeleição. Cláudio Pinho (PDT) não pode se candidatar por já ter sido reeleito em 2016. Seu partido lança Élder Gurgel para gestor e Professora Marineide como vice. O 12 forma coligação com DEM, PCdoB, PRTB, PSB, PSL e PTB.

Outra coalizão é entre PROS, PP e Republicanos. Professor Marcelão (PROS) concorre à Prefeitura e a ex-deputada estadual Bethrose na vice. MDB e PTC estão unidos nesse pleito. Josias Araújo Filho, o Josinaldo (MDB), tendo Paulo Henrique de Góes Araújo (PTC) como vice na chapa.

AVANTE, PSDB e PT são três agremiações que lançam candidatos sem coligação: o AVANTE concorre com Lucia Maria de Alencar Costa, a Dra. Lucia Bolsonaro, para a prefeitura e Francisco Iran Leite Junior, o Juninho DJ, como vice.

Já os tucanos vêm com Arnaldo Forte para gestor municipal e Eleizer de Almeida Carvalho Filho como vice.

Finalizando, o PT promove Professora Marneide e Dr. Ribeiro para vice.

  • São Luís do Curu

No município, o atual prefeito, Francisco Cipriano de Almeida, o Chico Abreu (PCdoB) concorre à reeleição. Josélia Abreu é vice da chapa. O PCdoB está numa coligação com PDT, PSB e PP.

Democracia Cristã, PSD e PTC estão numa chapa e lançam Doutor Vito (PSD) para prefeito e Edgar Martins (PTC) para vice-prefeito.

Cidadania e PODEMOS formam coalizão com Adamastor Pacheco (Cidadania) e Dalvanir Gomes Cavalcante, a Irmã Dalvanir (PODEMOS), como vice.

AVANTE e MDB estão sozinhos, sem coligação com nenhuma outra sigla. O AVANTE lança Professor Saturnino Castro para prefeito e Williame David de Sales para a posição de vice-prefeito.

Já o MDB promove a candidatura de Rubens Herculano e José Rubens Azevedo Herculano, o Rubinho, como vice.

  • Trairi

Marcos Prado (PSB), atual prefeito, tenta ser reeleito. Rinaldo Henrique Angelim Araújo (PSB) é o vice-prefeito da chapa. A sigla socialista está em coligação com o PTC.

DEM, MDB, PSL, PT e Republicanos estão coligados com Henrique Mauro de Azevedo Porto (DEM) para prefeito e Dr. Ubaldo (MDB) como vice.

Por fim, PDT e PP estão apoiando a candidatura de Carlos Gustavo Monteiro Moreira (PP) e Gustavo Aguiar Viana (PDT) como vice-prefeito da chapa.