Maioria dos vereadores da atual Legislatura apoia Sarto. Foto: Divulgação.

Com 617 candidatos disputando as 43 vagas de vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza, a Coligação “Fortaleza Cada Vez Melhor”, encabeçada pelo pedetista Sarto, espera eleger até 30 edis ao Legislativo da Capital cearense. O grupo é composto por dez partidos políticos e tem o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e televisão, além da maior quantidade de inserções diárias nos meios de comunicação de massa.

De acordo com lideranças que estão à frente das discussões internas da coligação, há possibilidade de eleição de até 32 nomes para a Casa Legislativa. No entanto, o número mais realista seria 30, baseado nos nomes que estão na disputa eleitoral em cada um dos partidos políticos aliados.

Em 2016, quando da reeleição do prefeito Roberto Cláudio, 33 candidatos governistas foram eleitos para a atual Legislatura. No entanto, 35 ficaram ao lado da gestão já nos primeiros meses do segundo mandato do chefe do Poder Executivo. Atualmente, a base é formada por 36 dos 43 parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza.

No grupo governista, somente PTB e Rede Sustentabilidade conseguiram formar chapas completas, com 65 candidatos cada. O Democratas apresentou 64 postulantes, o PSB 63 e o Cidadania 62. O PDT, partido que encabeça a chapa majoritária, e que possui o maior número de vereadores disputando a reeleição, indicou 54 nomes, mesma quantidade do PSD.

O Partido Liberal (PL) solicitou 52 registros de candidatura à Justiça Eleitoral, enquanto que o PSDB apresentou apenas 38 concorrentes. De acordo com lideranças da coligação, somente o PDT deve eleger entre 12 a 14 membros, sendo 12 a quantidade mais realista.

Atualmente, o PDT possui 16 vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza tentando reeleição, mas nem todos conseguirão êxito na disputa eleitoral deste ano. Pelo menos quatro devem ficar de fora da Casa Legislativa. Vale salientar, ainda, que alguns quadros pedetistas oriundos do Executivo Municipal e do Estadual devem conseguir ser eleitos.

O Blog do Edison Silva mostrou, recentemente, que há um interesse da coligação encabeçada por Capitão Wagner (PROS) em eleger até 18 vereadores para o Legislativo de Fortaleza. Os analistas governistas contestam esse número, principalmente, pela falta de chapas robustas ou os chamados “puxadores de votos” nos partidos alinhados ao republicano.

Na avaliação dessas lideranças, o Partido dos Trabalhadores (PT) deve repetir a quantidade de eleitos em 2016, ou seja, dois. O PSL também, repetindo apenas um quadro para a Casa. Há, ainda, a possibilidade de o PSOL eleger um vereador, a depender da performance do candidato majoritário da legenda, Renato Roseno.

Candidatos a vereador da Coligação “Fortaleza Cada Vez Melhor”

PP – 38 candidatos
PDT –  54 candidatos
PTB – 65 candidatos
Rede – 65 candidatos
PL – 52 candidatos
DEM – 64 candidatos
PSB – 63 candidatos
PSDB – 38 candidatos
PSD – 54 candidatos
Cidadania – 62 candidatos