Outras lideranças devem participar da campanha em prol de seus candidatos. Foto: Divulgação.

O ex-governador Ciro Gomes participou, no sábado (03), de evento da campanha do candidato governista à Prefeitura de Fortaleza, Sarto (PDT). Essa é a primeira vez que uma liderança de status nacional participa, efetivamente, de uma candidatura na Capital cearense, no pleito deste ano. Outros líderes devem se envolver com as demais candidaturas no decorrer do pleito.

A deputada federal Luizianne Lins, por exemplo, aguarda a participação do ex-presidente Lula em sua campanha, enquanto que Célio Studart (PV) aguarda maior envolvimento por parte de Marina Silva, presidente nacional da agremiação. Há uma expectativa sobre um eventual alinhamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, em uma das candidaturas postas, o que só deve acontecer, de forma efetiva, no segundo turno da campanha, a depender dos quadros que seguem para o outro momento da disputa eleitoral.

Ciro Gomes esteve ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do candidato Sarto, durante inauguração do comitê de campanha do presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Henrique (PDT), no Parque Santa Rosa, periferia da cidade.

Em defesa do nome pedetista, Ciro afirmou que Sarto reúne decência e experiência, bem como representa o que há de melhor para garantir as conquistas da gestão do prefeito Roberto Cláudio. “A grande tarefa agora é, com muita humildade, compreender com nosso coração a decepção do povo com a política e dizer a ele: vamos ficar com a segurança, vamos ficar com quem já provou que é decente, que tem boas propostas, que tem bons projetos e tem equipe”, destacou.

Sarto sempre foi o nome defendido por Ciro para a disputa à Prefeitura de Fortaleza, desde o processo de escolha dos pré-candidatos da sigla, dizem correligionários deles. Os dois são aliados de muito tempo.

Durante sua fala, Sarto reiterou que governar Fortaleza não é um troféu para disputa. Ele lembrou sua trajetória política como vereador e deputado estadual, destacando a importância de cuidar bem das pessoas. “Sempre obtive uma votação muito generosa dos fortalezenses. Isso não é vaidade. É olhar e sentir a responsabilidade nos ombros, porque é a cidade que me acolheu, a cidade que me cuidou, a cidade que recebeu minha família e onde criei meus filhos. Tenho um dever de gratidão de cuidar dela, de devolver tudo o que ela me deu de bom”, disse.