Capitão Wagner defende alvará único. Foto: Reprodução/Propaganda Eleitoral.

Os candidatos a prefeito de Fortaleza prometem melhorar a geração de emprego na Capital cearense após a pandemia do novo coronavírus, caso sejam eleitos. Esse foi o principal tema apresentado pelos postulantes durante seus programas nesta sexta-feira (16) no horário eleitoral. Luizianne Lins, porém, focou no voto feminino, enquanto Sarto (PDT) apresentou o candidato a vice, em sua chapa, Élcio Batista (PSB), como aliado do governador Camilo Santana.

Luizianne Lins iniciou sua propaganda tratando sobre o tema das creches em tempo integral. Ela destacou, ainda, que pretende acabar com as filas dos exames para prevenção do câncer de mama e do colo de útero. “Como mulher e mãe, sei que a prefeitura cuida da gente também. Por isso distribuiremos fardamento completo. Já fizemos isso e faremos de novo”, destacou.

Heitor Freire (PSL), em sua propaganda, não citou em nenhum momento seu nome ou sobrenome. Apresentou como proposta para reduzir o desemprego o programa “Agora Vai”, que segundo ele vai “ajudar para que as pessoas possam sobreviver no período difícil. O poder público tem que ter atitudes especiais em momentos especiais”.  Segundo disse, atualmente, em Fortaleza existem 300 mil desempregados.

Heitor Férrer (SD) apresentou o programa “Gera Emprego”, que segundo ele, visa valorizar aqueles que precisam de emprego e renda na cidade. “É obrigação do poder público formar bem os jovens. Cuidando dos jovens de hoje estamos dando segurança aos idosos de amanhã”.

Para o candidato a prefeito pelo PROS, Capitão Wagner, existem muitas dificuldades na cidade para quem procura empreender. Segundo ele, são muitos os impostos a pagar e nenhum incentivo para as pessoas. “O alvará vai voltar a ser taxa única. Não podemos penalizar quem gera mais empregos”, disse. O postulante disse ainda que, em sendo eleito prefeito, seu gabinete será “a calçada da rua”.

O foco do programa do candidato Sarto (PDT) foi a juventude. Durante a propaganda eleitoral do pedetista ele apresentou o candidato a vice-prefeito em sua chapa, Élcio Batista, do PSB, ex-chefe da Casa Civil do governador Camilo Santana.

O candidato Heitor Freire defendeu o programa “Agora Vai”. Foto: Reprodução/Propaganda Eleitoral.

“Sou professor. Faço parte do time de homens e mulheres que estão transformando Fortaleza e o Ceará. Fui secretário de Juventude do prefeito Roberto Cláudio. Nos últimos anos estive diariamente ao lado do governador Camilo Santana, como chefe de Gabinete e chefe da Casa Civil. Agora, estou ao lado do Sarto para fortalecer a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura”, disse Élcio.

Juventude

Sarto voltou a destacar os feitos do prefeito Roberto Cláudio, nos últimos oito anos, na área da Juventude. Segundo ele, Fortaleza é a Capital que mais investe no setor, como por exemplo, com a construção dos Centros Urbanos de Cultura, os Cucas, a Academia Enem, o Bolsa Jovem e as Areninhas.

“Uma cultura de paz e futuro inovador só são possíveis quando a gente dá as mãos, com oportunidade para cada jovem. Vamos garantir a ampliação da Rede Cuca e implantar o Juventude Digital. Quero ser prefeito para construir uma cidade que conecta as pessoas”, defendeu Sarto.