A nova campanha promovida pelo TSE é protagonizada pelo cardiologista Roberto Kalil, que informa as principais medidas de seguranças e cuidados para os eleitores, mesários e colaboradores para as eleições próximas. Foto: Reprodução/ TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltado para as Eleições Municipais 2020, instituiu protocolos sanitários a fim de proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito.

Nesta segunda-feira (5) foi lançada a campanha “Vote com Segurança”, com o intuito de propagar informações sobre medidas de cuidados. O Tribunal está realizando diversas ações nesse sentido, prevendo a garantia da proteção de todos durante a votação, principalmente em razão da pandemia de COVID-19.

No material que foi distribuído a emissoras de todo o país, o médico Roberto Kalil, que gratuitamente cedeu sua imagem, protagonizou nesta campanha as informações sobre os principais cuidados a serem tomados para uma votação segura.

Vale lembrar que todas as regras foram estipuladas no Plano de Segurança Sanitária, elaborado por médicos dos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Fiocruz.

Vote com Segurança

Para realizar a campanha, o TSE ouviu alguns dos maiores especialistas médicos, infectologistas e biólogos do país e estabeleceu um Plano de Segurança Sanitária. A preocupação da Justiça Eleitoral (JE) é evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas mais de 401 mil seções eleitorais espalhadas pelo país.

Conforme o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Os materiais foram doados ao TSE por importantes empresas e entidades brasileiras, evitando custo ao poder público num momento em que o foco é combater a pandemia.

A principal mensagem da JE é a de que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evitando contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer por tempo desnecessário nos locais de votação.

O TSE disponibiliza informações sobre os cuidados sanitários e esclarece dúvidas aos cidadãos através do card com dicas ao eleitor.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral