Maria da Penha é a primeira personagem da série “Mulheres”, produzida pela TV TSE. Foto: Ascom/TSE.

“Participar da política é buscar a mudança que esperamos para o nosso país, juntas somos mais fortes”. Com essa mensagem, a cearense Maria da Penha, ativista-símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher, define a importância de ampliar a participação feminina na política.

Maria da Penha, presidente do instituto que leva seu nome, é a primeira personagem da série “Mulheres”, produzida pela TV TSE e que traz depoimentos em vídeo de personagens femininas que fazem a diferença.

Ela, que inspirou a Lei Federal 11.340/06, lembra que, apesar de as mulheres representarem a maior parte da população e formar a maioria do eleitorado brasileiro, ainda são minoria em cargos públicos.

“Se queremos mudança na política, precisamos participar ativamente da vida pública. Quando uma mulher defende seus direitos, ajuda outras mulheres a defendê-los também”, finaliza a mensagem.

Além de ser publicada no YouTube do TSE, a série de vídeos será veiculada pela TV Justiça e por diversos outros canais parceiros em todo o país.

No âmbito da Justiça Eleitoral, a ampliação do diálogo sobre o espaço ocupado pelas mulheres em cargos eletivos é coordenada pela Comissão Gestora de Política de Gênero do Tribunal Superior Eleitoral (TSE Mulheres). O grupo foi instituído por meio da Portaria nº 791/2019, em atenção ao papel da instituição no incentivo à participação das mulheres na política.

Desde seu discurso de posse, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o empoderamento feminino é um dos grandes objetivos de sua gestão. “Atrair mulheres idealistas e competentes para a política é uma importante demanda do país”, destacou.

Fonte: site do TSE.