Campanha de Sarto empreendeu ataques à Luizianne Lins que surtiram efeito nas recentes pesquisas de opinião. Foto: Divulgação.

O Blog do Edison Silva mostrou em matéria publicada nesta semana que o presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo, tem certeza de que a candidatura de Sarto (PDT) seguirá para o segundo turno contra Capitão Wagner (PROS). Depois de uma intensa campanha e alguns ataques à candidata do PT, Luizianne Lins, no espaço da propaganda eleitoral, no rádio e na televisão, o pedetista conseguiu ultrapassá-la ao menos nas recentes pesquisas publicadas na quarta-feira (28).

Na segunda pesquisa Datafolha, Sarto, que tinha 15% em 17 de outubro, subiu para 22%. A candidata do PT, por sua vez, caiu de 24% para 19%. Os dois continuam empatados tecnicamente segundo a margem de erro de 3 pontos percentuais. Capitão Wagner, por sua vez, segue isolado na primeira posição, apesar de ter oscilado de 33% para 31%.

Na manhã desta quinta-feira (29), Luizianne utilizou suas redes sociais para responder a ataques da candidatura do PDT em Fortaleza contra ela. “A calúnia jamais será digna. Por aqui, seguimos com o que temos de melhor: nossa experiência e o nosso trabalho. É isso que o povo de Fortaleza quer e realmente merece”, disse.

A postulante também disse que “só restam ataques e mentiras ao candidato que possui medo da nossa vitória”, em alusão ao candidato pedetista. A disputa entre PT e PDT para ver quem estará no segundo turno contra Capitão Wagner fica cada vez mais evidente. Avaliando apenas o retrato do momento, o postulante republicano estaria no segundo turno, já que se consolidou na primeira posição entre os 10 nomes que disputam a Prefeitura de Fortaleza.

Faltando pouco mais de 15 dias para a votação do primeiro, é praticamente certo que haverá segundo turno na Capital cearense, e uma das vagas, a preço de hoje, seria de Wagner, que tem atraído para seu campo de aliados nomes que, por fidelidade partidária, deveriam estar do lado de outros concorrentes, como é o caso do grupo liderado por Roberto Pessoa, do PSDB; do vereador Casimiro Neto (MDB); o deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP); e do casal Dra. Silvana e Dr. Jaziel, ambos do PL.

Enquanto de um lado a campanha de Sarto, principalmente, através de inserções apresenta um confronto direto contra Luizianne Lins, e até contra Wagner, do outro lado do fronte são os chefes do Poder estadual e municipal da Capital, Camilo Santana e Roberto Cláudio, que atuam de forma a desconstruir a imagem do candidato de oposição.

Em entrevista coletiva na quarta-feira (28), tanto o governador como o prefeito de Fortaleza fizeram críticas a Wagner, que respondeu ao Blog do Edison Silva dizendo que faria debate apenas com o candidato Sarto. A resposta foi dada durante propaganda eleitoral do republicano no período da noite, quando ele fez ataques diretos à figura do pedetista como parlamentar.

Outro ingrediente dessa disputa entre os três principais candidatos à Prefeitura de Fortaleza diz respeito a participação e uso da imagem do governador Camilo Santana. Apesar de ser filiado ao PT, Camilo tem ligações políticas estreitas com o grupo liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes, que, inclusive, foram eles quem indicaram ele para o cargo de chefe do Poder Executivo estadual em 2014.

Popularidade

Com popularidade em alta, o petista tem sido objeto de desejo na campanha de Luizianne Lins e de Sarto. Na noite de quarta-feira (28), após Sarto destacar a amizade e parceria que teria com Camilo, Luizianne Lins postou um vídeo ao lado do governador, em um evento de aniversário do Partido dos Trabalhadores, de cinco anos atrás.

“Ele sempre ofereceu o melhor para o Ceará e nós sempre lutamos para garantir uma Fortaleza para todas e todos. Essa dupla com certeza é a sua melhor escolha”, diz Luizianne Lins em texto. Nas imagens, o governador não se refere à correligionária em momento algum, sem contar que o vídeo antigo demonstra o quanto a dupla está distanciada no campo pessoal e político.