Alguns candidatos a prefeito de Fortaleza em eventos de campanha na cidade. Foto: Divulgação.

No discurso todos os candidatos a prefeito de Fortaleza têm relatado a necessidade de manter o distanciamento social, evitar aglomerações e contatos físicos. No entanto, na prática, o que se observa nos primeiros dez dias de campanha na Capital é, justamente, o oposto daquilo que é falado.

A maioria dos postulantes ao cargo máximo do Executivo da Capital cearense participou de carreatas, gerando aglomerações, tocando e abraçando diversos eleitores em vários bairros da cidade. Poucos foram os que, de fato, destacaram a importância das medidas sanitárias e evitaram realizar grandes eventos em Fortaleza.

O candidato Sarto (PDT), que foi diagnosticado com Covid-19, participou de debates virtuais durante sua pré-candidatura e, durante a convenção partidária, a agremiação evitou realizar eventos de grandes proporções, para evitar, justamente, a proliferação da doença. Acontece que logo que iniciou a disputa eleitoral, dia 27/09, o postulante, que tem 61 anos de idade, participou de muitas caminhadas, algumas carreatas e diversos encontros em ambientes fechados.

No fim de semana passado, Sarto participou de evento público ao lado do ex-governador Ciro Gomes. Também estiveram presentes no encontro o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT); o prefeito Roberto Cláudio e outras lideranças políticas. No domingo (04), o senador Cid Gomes também esteve participando de atividade ao lado do candidato governista.

Isso não foi diferente da agenda de outros candidatos, como Capitão Wagner (PROS), Heitor Freire (PSL) e Heitor Férrer (SD), este do grupo de risco, já que possui 64 anos de idade. Em suas caminhadas, Férrer tem se protegido apenas com máscara, e relatou ao Blog do Edison Silva que é difícil evitar o contato com as pessoas, já que alguns eleitores fazem questão da proximidade física.

Capitão Wagner foi o primeiro candidato a realizar um evento com aglomeração, já que no primeiro dia da campanha, realizou carreata pelas ruas de Fortaleza. Luizianne Lins (PT), que passou uma semana sem atividades externas, mas no retorno da agenda também participou deste tipo de evento.

Contato físico e aglomerações não têm sido evitados na campanha. Foto: Divulgação.

Célio Studart (PV), Renato Roseno (PSOL) e Paula Colares (UP), por sua vez, têm buscado evitar esse tipo de evento pelas ruas. No entanto, algumas das atividades dos postulantes também geram aglomerações, ainda que em menor número, como pode ser atestado em imagens disponibilizadas nas redes sociais dos candidatos.

Os 11 candidatos a prefeito de Fortaleza têm que, a partir de agora, tornar fato o discurso que é feito em entrevistas e em suas redes sociais. Do total de postulantes, sete deles são titulares de cargos eletivos na Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Ceará, todos com projetos e partícipes de discussões sobre o novo coronavírus. Ou seja, cientes da necessidade de manter o distanciamento social e evitar aglomerações e contatos físicos neste momento ainda de pandemia.