O candidato do Solidariedade é o quinto a visitar a Câmara de Fortaleza. Foto: Miguel Martins.

Se depender do candidato a prefeito Heitor Férrer (SD), ele vai passar à margem de todas as contendas do período eleitoral. Em visita à Câmara Municipal de Fortaleza nesta quarta-feira (21), o postulante destacou a importância do Poder Legislativo em apoio à Prefeitura e prometeu colocar um ginecologista em cada posto de saúde da cidade, caso seja eleito.

Questionado sobre os recentes embates políticos envolvendo os candidatos, inclusive, com o protagonismo do governador Camilo Santana (PT), Heitor afirmou que a sociedade quer resultados e não brigas. “Para se governar bem é preciso se buscar a paz. Eu vou à margem desse processo, faço campanha propondo. Não faço campanha agredindo. Apresento propostas para o eleitor ver se são boas para nossa cidade”, disse.

Sobre a visita à Câmara Municipal, o candidato ressaltou que os poderes precisam ser harmônicos e independentes. “Não se governa sem o Poder Legislativo. Todos os projetos, para serem concretizados, têm que ter o aval do Legislativo”, afirmou.

Segundo ele, a relação entre Executivo e Legislativo é fácil de lidar quando se entende que os vereadores são os representantes máximo da cidade. “A relação que teremos será a mais saudável e respeitosa, no sentido de levar a Fortaleza as melhores políticas públicas autorizadas pelos vereadores”.

Em quarto lugar nas pesquisas eleitorais, mesma posição em que ficou ao fim do resultado eleitoral de 2016, Férrer afirmou que a divulgação de suas atividades no rádio e televisão começaram há poucos dias, o que deve melhorar a imagem do postulante com o passar do tempo.

Ele lembrou, ainda, que existe um grande contingente de eleitores sem saber em quem votar. “Há campo aberto para que todos possam mudar o quadro que aí está”.

O postulante ressaltou que o principal pedido das pessoas nas ruas é por emprego e renda. Dessa forma, ele resolveu sugerir a criação de um programa que garanta trabalho para as pessoas através da economia solidária. “Os equipamentos públicos serão trabalhados, consertados com a mão de obra dos bairros, junto a associações e cooperativas”.

Na área da Saúde, ele destacou que vai inserir ao menos um ginecologista em todos os postos de saúde da cidade para o tratamento da prevenção do câncer de mama e ovário. Também pretende realizar programa para tentar reduzir o número de pessoas com problemas de visão. Para implantar tal medida, o candidato disse que buscará constituir convênios com clínicas particulares e realizar concurso público para o setor.

Durante este período de eleições, além de Heitor Férrer, já visitaram a Câmara Municipal de Fortaleza os candidatos Sarto (PDT), Heitor Freire (SD), Capitão Wagner (PROS) e Anízio Melo (PCdoB). Os outros quadros na disputa também devem comparecer a uma das sessões ordinárias da Casa.

No entanto, restam apenas três plenárias antes do pleito do dia 15 de novembro. Já os postulantes que tendem a visitar o Legislativo Municipal são cinco: Luizianne Lins (PT), Célio Studart (PV), Paula Colares (UP), Samuel Braga (Patriota) e Renato Roseno (PSOL).

Internado

Durante a visita de Heitor Férrer ao plenário Fausto Arruda, o vereador Elpídio Nogueira (PDT), irmão do candidato a prefeito de Fortaleza, Sarto (PDT), aproveitou para afirmar que brevemente o postulante receberia alta do hospital. No meio da tarde, porém, Sarto foi liberado e foi para casa. Sarto foi internado para tratar da Covid-19 no último domingo (18), após alguns dias de tratamento em casa. Na terça-feira (20), mesmo do hospital, ele postou uma mensagem tranquilizando os seus correligionários, e anunciando registro de melhora das consequência da enfermidade.