Reunião se deu por videoconferência. Foto: Ascom/TRE/CE.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (08), por meio de videoconferência, com representantes dos Órgãos de Segurança do Estado do Ceará para tratar do planejamento relacionado à segurança e à manutenção da ordem pública nas Eleições 2020.

O encontro contou com a presença do coronel da Polícia Militar, George Benício; do delegado da Polícia Civil, Alexandre Ferraz Pereira; da delegada da Polícia Civil, Socorro Portela; de representantes da Secretaria de Segurança Pública e de integrantes da Polícia Militar.

Participaram também da reunião o presidente da Comissão de Segurança do Regional, desembargador Francisco Gladyson Pontes; os membros da Comissão: o juiz do pleno Eduardo Scorsafava, o juiz diretor do Fórum Eleitoral de Fortaleza, Cléber de Castro Cruz; a juíza da 117ª Zona Eleitoral, Valeska Rolim; o juiz auxiliar da Presidência, Flávio Vinícius Bastos; o diretor-geral do TRE-CE, Hugo Pereira; o secretário de administração do TRE-CE, Benedito Sérgio Monte; os integrantes do grupo de apoio à comissão: o chefe da Seção de Segurança do TRE, Leonardo Teles e o secretário da comissão, Mauro Ângelo, e servidores do Tribunal.

A delegada Socorro Portela fez referência ao Gabinete de Segurança, criado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, que coordenará as atividades das forças de segurança que trabalharão nas Eleições 2020. A delegada ressaltou também que, no total, serão disponibilizados 8.452 agentes públicos dos Órgãos de Segurança para atuar no pleito municipal (1.158 policiais civis, 6.973 policiais militares, 263 bombeiros e 58 agentes do Núcleo de Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

Em seguida, o coronel George Benício apresentou o plano de trabalho da Polícia Militar (PM), destacando que a operação especial abrangerá todo o Estado, que haverá integração das forças de segurança, além do emprego considerável de recursos humanos e logísticos. Na oportunidade, o coronel deu ênfase às datas importantes que exigirão a presença mais efetiva dos órgãos, bem como apresentou as ações especiais que serão adotadas no processo eleitoral e o cronograma de execução.

O desembargador Gladyson Pontes frisou que “nos dá tranquilidade saber que a Polícia Militar estará presente em todos os municípios”.

O delegado da Polícia Civil, Alexandre Ferraz, informou que já foram realizados levantamentos dos custos para as Eleições. Também enfatizou que serão realizados plantões nos finais de semana e que haverá reforço em algumas datas. Segundo o delegado, ao todo, serão 590 policiais civis em atuação em cada turno do pleito municipal.

Por fim, o juiz Eduardo Scorsafava destacou que cada eleição possui suas particularidades e ressaltou a importância da integração entre os órgãos para garantir um pleito mais seguro.

Com informações do site do TRE/CE.