Em 2012 e 2016, Libânia foi candidata com apoio do ex-marido Tomaz Holanda. No pleito deste ano, os dois estão em lados opostos. Foto: Divulgação.

Dos 43 vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, somente um não é candidato à reeleição no pleito deste ano. Márcio Cruz, do PSD, não está na disputa, mas apoia a esposa, Ana Paula Brandão. A vereadora Libânia, do PL, chegou a confirmar que não seria candidata, mas voltou atrás e solicitou registro de candidatura à Justiça Eleitoral.

Havia um acordo entre Libânia e seu ex-marido, o ex-deputado Tomaz Holanda, presidente do PTC do Ceará, que tenta uma vaga na Casa Legislativa. A parlamentar não iria disputar o pleito neste ano para apoiar a candidatura de Holanda, o que não aconteceu. Em 2016, a vereadora foi eleita com apoio dele, seu padrinho político.

O caso lembra a disputa entre Capitão Wagner e Cabo Sabino em 2018. Até então aliados, que estiveram unidos no pleito de 2014, quando o primeiro foi eleito deputado estadual e o segundo deputado federal, nas eleições gerais seguintes a dupla esteve em lados opostos. Wagner foi eleito deputado federal mais bem votado e Sabino não se reelegeu.

Com o ingresso de Libânia na disputa, 42 parlamentares da Casa tentam a reeleição. Além dela, o PL também aposta na vitória de Marta Gonçalves e Dummar Ribeiro. O PDT tentará reeleger seus 16 parlamentares no Legislativo da Capital cearense. No entanto, alguns deles terão dificuldades, uma vez que correm o risco de perder a vaga para outros nomes que estão na disputa, alguns deles oriundos do Poder Executivo na Capital.

O PSD possui quatro nomes na Casa, mas apenas três deles estão na disputa: José Freire, Frota Cavalcante e Idalmir Feitosa. O PP tentará reeleger Benigno Júnior, Bá e Emanuel Acrízio. PT e PROS também colocaram todos seus postulantes na disputa à reeleição. Do lado petista estão concorrendo Guilherme Sampaio, Ronivaldo e Larissa Gaspar. Os republicanos são: Sargento Reginauro, Juilierme Sena e Márcio Martins.

O PSDB lançou os nomes de Jorge Pinheiro e Plácido Filho; e o PSB, Esio Feitosa e Marília do Posto. DEM, MDB, PCdoB, Cidadania, SD, PSL e PSC têm um candidato à reeleição na disputa deste ano, cada.

 

Partidos na disputa por reeleição para a Câmara de Fortaleza

PDT – 16 (Adail Júnior, Antônio Henrique, Iraguassú Filho, Elpídio Nogueira, Dr. Porto, Carlos Mesquita, Eron Moreira, Gardel Rolim, Raimundo Filho, Ziêr Férrer, John Monteiro, Didi Mangueira, Evaldo Costa, Mairton Félix, Renan Colares, Paulo Martins).

PSD – 3 (Frota Cavalcante, José Freire, Idalmir Feitosa).

PP – 3 (Emanuel Acrízio, Benigno Júnior, Bá).

PL – 3 (Libânia, Marta Gonçalves, Dummar Ribeiro).

PT – 3 (Guilherme Sampaio, Ronivaldo, Larissa Gaspar).

PROS – 3 (Julierme Sena, Márcio Martins, Sargento Reginauro).

PSDB – 2 (Jorge Pinheiro, Plácido Filho).

PSB – 2 (Esio Feitosa, Marília do Posto).

DEM – 1 (Cláudia Gomes).

PSC – 1 (Priscila Costa).

MDB – 1 (Casimiro Neto).

PCdoB – 1 (Evaldo Lima).

PSL – 1 (Marcelo Lemos).

Cidadania – 1 (Michel Lins).

SD – 1  (Odécio Carneiro).