Educação foi tema de debate entre governistas. Foto: Miguel Martins.

Durante sessão ordinária nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Fortaleza, vereadores da base governista destacaram o desempenho das escolas públicas da Capital apresentado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que, novamente, apontou o Ceará como o Estado com os melhores números no Ensino Fundamental. Os parlamentares avaliaram como positiva a atuação da gestão atual na área, o que fez com que o Município desse um salto com relação a outras cidades brasileiras.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) celebrou os avanços na educação cearense, e especialmente, na rede municipal. “Quero celebrar aqui os resultados do Ceará no Ideb. A melhor educação pública no país e Fortaleza tem o maior índice do 5º ao 9º ano. A educação pública de Fortaleza é superior aos índices alcançados na Regiões Norte (4,2), Nordeste (4,2), Sudeste (4.8), Sul (4.9) e Centro-Oeste (4.9)”.

O parlamentar destacou ainda a classificação de 79 escolas do Ceará entre as 100 melhores do País. “Tudo isso é motivo para gente celebrar a educação pública”, pontuou. O líder do Governo, Esio Feitosa (PSB), também se posicionou sobre os resultados do Ideb.

Segundo ele, os dados são resultado do acerto em políticas públicas contínuas da atual gestão. “A educação é uma área estratégia e sensível. Esse índice é fundamental pois mensura o desenvolvimento do sistema educacional de todo o país, em larga escala, e a taxa de educação na educação básica”, reforçou.

Esio Feitosa elencou os avanços ao longo dos últimos oitos anos, passando do índice de 4.2 nas série iniciais para 6.2; e no Ensino Fundamental (séries 5º ao 9º ano) de 3.5 para 5.2. “Os resultados são reflexo do compromisso dessa gestão com as pessoas”, destacou.

Ainda durante a sessão, o vereador Iraguassú Teixeira (PDT) reforçou a importância de uma política pública permanente na luta em prol da segurança alimentar. O parlamentar destacou o trabalho da Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra) e do movimento no fortalecimento da rede de assistência voltada para a Segurança Alimentar e Nutricional.

“Ações relevantes e necessárias para política de segurança alimentar. Precisamos avançar na estrutura orgânica e administrativa do municípios para garantir o protagonismo da segurança alimentar nos municípios e nos país”, defendeu.

Já a vereadora Larissa Gaspar (PT) destacou a temática da Segurança Cidadã e a criação de um Núcleo Permanente de Formação Continuada da Guarda Municipal de Fortaleza. Segundo ela, a Guarda Municipal é fundamental no fortalecimento da cidadania. “Uma segurança que defende a vida, que é cidadã, que tem a confiança e respeito da população. A Guarda Municipal sempre cumpriu esse papel em defesa dos direitos da população”.