A divindade é adorada por membros da Umbanda e Candomblé. Foto: Reprodução/Youtube.

Tramitando desde 2017 na Câmara Municipal de Fortaleza, deve ser votado na sessão ordinária desta quarta-feira (02), projeto de Indicação de autoria do vereador Guilherme Sampaio (PT), que autoriza o Poder Executivo a erguer um monumento em homenagem à Iemanjá, no Aterro da Praia de Iracema.

No local acontece, anualmente, festejos em homenagem à divindade da Umbanda e Candomblé.

O monumento, que deve ser construído na área do Píer de Contenção das Marés na Rua Rui Barbosa, e será objeto de concurso de ideias, que contará com a participação, na comissão julgadora, de representante das entidades de religiões de matriz africana com sede em Fortaleza.

De acordo com Guilherme Sampaio, a criação do monumento tem muitas motivações, e uma delas é o evento anual que acontece todo dia 15 de agosto em homenagem à Iemanjá. “Esses festejos já se integram à vida da cidade, pois além de religiosos, atraem populares e turistas”, defendeu.

Como se trata de um projeto de Indicação, a matéria é apenas uma sugestão ao Poder Executivo. Para que a medida se torne Lei e o monumento seja criado, é preciso que o prefeito Roberto Cláudio encaminhe um projeto, de autoria do Executivo, autorizando a construção da estátua.