A ferramenta oferece dados sobre os candidatos como situação de registro, cargo que está disputando, numeração e inclusive prestação de contas. Foto: Arte/ TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na última quarta-feira (16) um sistema de acesso sobre as candidaturas das Eleições 2020. O DivulgaCandContas é uma ferramenta responsável por fornecer aos cidadãos informações sobre todas as candidaturas registradas no Brasil, disponibilizado neste site: divulgacandcontas.tse.jus.br.

O sistema oferece dados sobre os candidatos de todos municípios brasileiros, qual cargo estão disputando e informações específicas de cada um deles, como situação de registro e sobre prestações de contas.

A cada instante o site passa por atualização, levando em conta que a Justiça Eleitoral (JE) recebe até o dia 26 de setembro os pedidos de registro de candidatos e chapas dos partidos políticos e coligações. Até o momento a JE registrou no pedidos de candidaturas:

  • 1.123 para Prefeito
  • 1.124 para Vice-prefeito
  • 19.709 para Vereador

Como acessar 

O sistema é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. O acesso é simples, basta clicar no endereço divulgacandcontas.tse.jus.br e selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado.

Logo após aparece a seleção do município, depois é só escrever o nome do candidato (a), sendo possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral