Christiane Brasil e Pedro Fernandes. Foto: Montagem/Blog do Edison Silva.

O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes (PSC/RJ), foi preso nesta sexta-feira (11) em operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ), que investiga desvios de até R$ 30 milhões no Governo Fluminense e na Prefeitura Municipal do Rio.

Ele foi encontrado em sua residência na Barra da Tijuca, mas teve direito a prisão domiciliar por ter sido acometido pelo novo coronavírus (COVID-19).

Christiane Brasil

A ex-deputada federal Cristiane Brasil (PTB/RJ), alvo também da operação, se entregou à Polícia Civil à tarde, em resposta ao mandado de prisão expedido contra ela. Ela se apresentou na sede da secretaria, no centro da capital fluminense. A ex-parlamentar não tinha sido, pela manhã, localizada pelos policiais.

Cristiane é pré-candidata à Prefeitura do Rio nas Eleições Municipais que ocorrerão em 15 de novembro. Ela é filha do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) – conhecido nacionalmente por ser um dos delatores do Mensalão. A petebista chegou a ter seu nome cotado para ser ministra do governo Bolsonaro.

Em nota, Cristiane afirmou ser vítima de “perseguição politica”.

A operação cumpriu cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão.