Discurso de Sarto foi apaziguador, buscando a união de todos. Foto: Reprodução/Facebook.

Em sua apresentação para a população de Fortaleza, através das redes sociais, o candidato do PDT a prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, mostrou-se como alguém que cresceu na periferia, vindo do Interior do Estado.

Ele destacou ainda a atuação como médico, cuidando de pessoas ao longo dos anos de profissão.

José Sarto Nogueira Moreira é presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, assim como o foi o prefeito Roberto Cláudio.

Também é médico, da mesma forma que o atual prefeito de Fortaleza. Nasceu em Acopiara e veio morar em Fortaleza ainda criança. Filho de enfermeira e neto de parteira, conforme mostrou em live apresentada na manhã deste sábado (12), quando sua candidatura foi homologada.

Segundo ele, “é hora de fazer um pacto pela esperança. Estou aqui por toda Fortaleza”. Em seu discurso, afirmou que cresceu na periferia e que desde sempre teve como vocação cuidar das pessoas, visto os exemplos que tinha em casa. Quando ganhou uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, se deparou com o gritante contraste entre o País desenvolvido e o Brasil.

“Quando voltei médico na periferia, ajudei muita gente a nascer. Estamos vivendo hoje um desafio inédito. Vivemos em um País cuja distribuição de renda ainda é muito desigual. Tivemos que reforçar a área da Saúde. Estamos passando por um momento de pandemia que trouxe muita dor e perdas. Nossa capacidade nos faz acreditar em um projeto cada vez mais humano”, defendeu.

Segundo ele, caso seja eleito prefeito, vai seguir aprimorando aquelas intervenções implementadas pelo prefeito Roberto Cláudio. “Quero reiterar meu apoio às ações do prefeito Roberto Cláudio. Foi a gestão que mais atuou em todas as áreas. Nunca se trabalhou com tanto empenho em todas as áreas. Há muito a se fazer, mas eu sou um sonhador”.

De acordo com o candidato, é fundamental avançar na área da Educação, apoiar e valorizar os professores. Também apontou a necessidade de se investir cada vez mais na área da Segurança Pública, revitalizando bairros. Ele destacou que a cidade precisa continuar circulando com fluidez, destacando ainda o apoio à gestão de emprego e renda, e ampliação e aprimoramento da saúde.

“Se aqui estamos hoje, juntos, é porque temos todo o desejo de enfrentar as dificuldades e plantar a certeza de um tempo melhor para Fortaleza, e é isso que vamos fazer. Vamos chegar mais além. Para isso, tenho a certeza de estimular a cidadania, às vezes tão pouco compreendida. O espaço da cidadania é o espaço onde se fazem laços comunitários”, defendeu.

Com um discurso apaziguador, Sarto chegou a utilizar frases atribuídas ao empresário Walt Disney e a Francisco de Assis. “Só quem sonha pode realizar. Sonho há muito tempo com uma cidade mais humana… Ponho toda a fé e todo empenho na crença de que o batimento da humanidade do meu povo deve ser o mesmo batimento do meu coração. Porque unidos com o povo, de mãos dadas com os nossos irmãos e irmãs de Fortaleza, com determinação, força e firmeza, a gente vai continuar fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente já estaremos fazendo aquilo que até parecia impossível…Estou aqui com vocês e para vocês. Esse é o meu compromisso. Vamos à vitória”, concluiu.