Sarto em reunião ao lado do governador Camilo, do prefeito Roberto Cláudio e alguns vereadores de Fortaleza, inclusive Casimiro Neto que é do MDB. Foto: Divulgação.

Se depender da representatividade da Câmara Municipal de Fortaleza para se consagrar vitorioso no pleito deste ano, o candidato governista Sarto (PDT) sai na dianteira dos demais postulantes. Isso porque o pedetista deve atrair para si o apoio de todos aqueles parlamentares que estão alinhados com a gestão do prefeito Roberto Cláudio.

O apoio dos vereadores com mandato pode até não definir o pleito, mas dará uma vantagem àquele que tiver mais aliados do lado de sua candidatura. Em reunião realizada na semana passada entre o presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT), e parlamentares governistas, pelo menos 25 participaram, todos confirmando apoio à candidatura de Sarto, ainda que o postulante seja um tanto distante da realidade do Legislativo Municipal.

Mesmo tendo sido vereador e chefe da Casa nos anos de 1990, após ingressar no parlamento estadual, o pedetista se distanciou das causas mais paroquiais de Fortaleza. Isso, inclusive, tem sido levado em conta por alguns vereadores que querem ser convidados para um diálogo mais próximo do candidato do Governo, o que deve acontecer nesta semana, com as presenças de Sarto, Roberto Cláudio e toda a base governista.

Para se ter uma ideia do tamanho dessa força, Roberto Cláudio tem ao lado de sua gestão 35 vereadores. A questão, agora, é alinhar essa força em prol do nome de Sarto, o que não deve ser tarefa das mais difíceis. Levando em consideração os nomes e os partidos na disputa, o postulante pedetista poderá contar com o apoio oficial de até 32 parlamentares.

Capitão Wagner, tem quatro parlamentares no entorno de sua candidatura (Márcio Martins, Sargento Reginauro, Julierme Sena, Priscila Costa), enquanto que Luizianne Lins contará com os apoios de Larissa Gaspar, Ronivaldo, Guilherme Sampaio.

Heitor Freire (PSL), por sua vez, deve contar apenas com Marcelo Lemos (PSL), enquanto que Heitor Férrer (SD) terá em defesa de sua postulação o vereador Odécio Carneiro (SD) e Casimiro Neto (MDB). Anizio Melo (PCdoB) deve contar, oficialmente, com o apoio de seu colega de partido, Evaldo Lima (PCdoB).

Ainda que haja uma dissidência aqui e acolá, Sarto terá no seu entorno o maior número de apoiadores do Legislativo Municipal, bem como na Assembleia Legislativa. Maior parte dos deputados estaduais com inserção na Capital cearense dará sustentação ao nome do pedetista.

-Eventuais apoiadores oriundos da Câmara Municipal de Fortaleza

Sarto (PDT)

Antônio Henrique, Adail Júnior, Iraguassú Filho, Eron Moreira, Raimundo Filho, Paulo Martins, Dr. Porto, Bá, Benigno Júnior, Carlos Mesquita, Cláudia Gomes, Didi Mangueira, Elpídio Nogueira, Esio Feitosa, Emanuel Acrízio, Gardel Rolim, Idalmir Feitosa, Frota Cavalcante, Marta Gonçalves, Libânia, Ziêr Férrer, Renan Colares, Plácido Filho, Jorge Pinheiro, Márcio Cruz, Marília do Posto, Mairton Félix, John Monteiro, Evaldo Costa, Dummar Ribeiro, José Freire

Capitão Wagner (PROS)

Julierme Sena, Márcio Martins, Sargento Reginauro, Priscila Costa

Luizianne Lins (PT)

Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar, Ronivaldo

Heitor Freire (PSL)

Marcelo Lemos

Heitor Férrer (SD)

Odécio Carneiro, Casimiro Neto

Anízio Melo

Evaldo Lima

Paula Colares (UP)

Nenhum

Renato Roseno (PSOL)

Nenhum

Samuel Braga (Patriota)

Nenhum

Célio Studart (PV)

Nenhum