Luizianne e Camilo aparecem juntos em postagem da candidata petista. Foto: Reprodução/Instagram.

Poucos dias após o início oficial da campanha eleitoral 2020, surge a primeira polêmica envolvendo as candidaturas do PT e PDT: o apoio do governador Camilo Santana (PT). Com índices de aprovação altos, as candidaturas de Luizianne Lins (PT) e José Sarto Nogueira (PDT) tentam associar-se ao líder do Poder Executivo estadual.

Por serem do mesmo partido, apenas a candidatura petista pode usar a imagem do governador no material de campanha. Dessa forma, mesmo sem nenhuma declaração formal de apoio, redes sociais de Luizianne já têm imagens da candidata ao lado do governador.

Na legenda da foto, em que aparece a candidata e o governador, uma alusão ao partido e Camilo Santana: “O povo defende o PT porque é o PT que defende o povo. ❤️✊ O nosso olhar é voltado para quem precisa de uma gestão inclusiva, popular e participativa. Camilo Santana tem colocado isso em prática e nós vamos seguir fazendo no âmbito municipal. 😉”.

Parceria com Roberto Claudio

Questionado sobre o apoio no primeiro turno, Camilo Santana falou na manhã desta terça-feira (29) ser parceiro do prefeito Roberto Cláudio. “Todos sabem da minha parceria administrativa com o prefeito Roberto Cláudio. Aliás, não só parceria administrativa, parceria política. Nós temos parceria com o PDT no Ceará, minha vice-governadora é do PDT. Quero deixar clara minha parceria com o prefeito”, disse.

Sobre o mesmo assunto, Sarto reforçou a proximidade com o governador. “Fazemos parte do mesmo projeto. E outra: fui vice-líder do governador, temos esse histórico”, afirmou.

Até o último momento antes das convenções partidárias, Camilo Santana tentou encontrar uma forma de unir as candidaturas do Partido dos Trabalhadores e do PDT. Chegou a exonerar o secretário Nelson Martins, filiado ao PT, da chefia da Casa Civil, para tentar que ele fosse o nome a unir as legendas.

Sem acordo, emplacou o nome de Élcio Batista (PSB) como vice na chapa pedetista. Élcio também foi secretário de Camilo e é considerado homem de confiança do governador.

Réplica

Pouco após a fala do governador nesta terça-feira (29), que sem falar diretamente mostrou estar ao lado de Sarto, o perfil na rede social Twitter do Partido dos Trabalhadores no Ceará fez uma postagem de uma imagem com vários rostos de Luizianne e Camilo. Na legenda, apenas: “#Vote13. Luizianne e Camilo #PT”.

Nos comentários, seguidores destacavam, em tom de deboche, da publicação.

Após declaração de Camilo, PT postou imagem com Luizianne e Camilo. Foto: Reprodução Twitter.