A informação é do presidente do partido, o vereador Guilherme Sampaio. Foto: CMFor.

A direção municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), em Fortaleza, sugeriu que a agremiação realize sua convenção partidária no próximo dia 13 de setembro, três dias antes do prazo-limite para definição das chapas que concorrerão ao pleito deste ano. No entanto, a sigla ainda aguarda definições externas que podem alterar o calendário do grêmio quanto à apresentação de pretensos candidatos à disputa majoritária e proporcional.

De acordo com o presidente municipal da legenda, vereador Guilherme Sampaio, o partido sugeriu, em reunião realizada na segunda-feira (31), que a melhor data para apresentação da chapa seria o dia 13, visto o simbolismo da numeração da sigla. No entanto, ele informou ao Blog do Edison Silva que ainda iria fechar a programação com a pré-candidata a prefeita, Luizianne Lins.

Lins segue discutindo a possibilidade de ser ela a candidata do PT às eleições municipais deste ano em Fortaleza. No entanto, ainda dialoga com o governador Camilo Santana e seus assessores, na tentativa de viabilizar uma aliança que aglutine na mesma coligação PT e PDT. O impasse se dá, porém, no fato de que a pretensa postulante defende que a sigla petista encabece a chapa, o que não é visto com bons olhos pela cúpula pedetista.

Por conta dessa discussão sobre possibilidade de alianças, o PT tem se esquivado de tomar algumas decisões, já que depende de fatores externos para deliberar sobre a chapa majoritária. O partido, por exemplo, não realizou qualquer debate sobre um nome a vice-prefeito, o que só acontecerá se não conseguir fechar questão quanto a eventuais coligações.

No campo da chapa proporcional, o Partido dos Trabalhadores já fechou questão sobre praticamente todos os que devem seguir para a disputa das 43 vagas na Câmara Municipal de Fortaleza. A agremiação pretende superar o resultado de 2016, quando elegeu apenas dois vereadores: Guilherme Sampaio e Acrísio Sena.

Para o pleito deste ano, pelo menos quatro nomes se sobressaem diante dos demais: os três atuais vereadores (Guilherme Sampaio, Ronivaldo e Larissa Gaspar) e o ex-deputado federal Eudes Xavier, aliado de Luizianne Lins, que tentará retornar à vida pública através do Legislativo Municipal. As demais candidaturas petistas não possuem capilaridade eleitoral na Capital, mas deve auxiliar na conquista de votos.