O presidente do Democratas, Chiquinho Feitosa, não participou do encontro, pois estava em atividade no município de Tauá. Foto: Divulgação.

Conforme adiantado pelo Blog do Edison Silva, o PSDB de Fortaleza oficializou, na tarde desta segunda-feira (14), apoio à candidatura de Sarto (PDT) a prefeito de Fortaleza. O anúncio foi feito através de transmissão pela internet, “live”, pelo presidente municipal da sigla tucana, o ex-deputado estadual Carlos Matos, que até pouco tempo era o pré-candidato à Prefeitura da Capital cearense, na ocasião acompanhado do presidente estadual da agremiação, Luiz Pontes; do candidato Sarto (PDT) e do vice, Élcio Batista (PSB).

Em carta lida, e entregue a Sarto, Carlos Matos se disse alegre com as propostas de Sarto para reduzir as desigualdades da cidade. No documento, o tucano apresenta três diretrizes que solicitou que sejam inseridas no programa de governo do candidato do PDT. “Nós propusemos que sejam criados projetos para tirar as pessoas da miséria. Fortaleza tem pressa, e não se espera que a Prefeitura faça tudo. É preciso que a sociedade participe”, disse.

Segundo Luiz Pontes, o partido vive “um momento histórico” em apoiar a candidatura pedetista, ressaltando que a pandemia foi um fator que reduziu o empenho do partido em consolidar um candidato tucano. “Eu quero dizer para aqueles que hoje criticam a posição do PSDB, amanhã vão ficar calados, porque o Sarto vai ter oportunidade com equipe. O Sarto vai conversar com a equipe dele, com a nossa equipe, para colocar tudo em prática”, disse.

Segundo o dirigente tucano, Élcio Batista, o candidato a vice-prefeito de Sarto, é “o que tem de melhor” para complementar a chapa majoritária. “Eu acho que nós do PSDB fizemos a coisa mais certa, sem desmerecer ninguém. Nós estamos entrando numa luta onde conhecemos os principais personagens. Não estamos aventurando, não estamos atrás do poder. Estamos apostando nos homens, na ideia”, ressaltou.

Sarto se disse honrado com o apoio, e afirmou que a decisão do PSDB foi  “um gesto de grandeza que o Brasil carece”. “O PSDB e o Democratas mostraram gesto ao abdicar de postular com  uma candidatura que repercutira na sociedade fortalezense. As incongruências da vida o fizeram não lograr, neste primeiro momento, a titularidade do mandato. A crítica vai haver, mas tem um pouquinho de inveja. Nós vamos fazer muito mais por Fortaleza com a recepção das ideias do PSDB”, afirmou.

O presidente do Democratas, Chiquinho Feitosa, também participaria do evento de apoio à candidatura de Sarto. No entanto, o dirigente estava participando de evento no município de Tauá, na região do Inhamuns, onde está seu principal colégio eleitoral.