Encontro contará com as presenças de dirigentes de partidos aliados do candidato. Foto: Reprodução/Facebook

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS), marcou para esta segunda-feira (07), a convenção partidária que oficializará a candidatura do deputado federal Capitão Wagner a prefeito de Fortaleza. Esta é a segunda vez que o parlamentar disputará o cargo majoritário na Capital cearense. Na primeira vez, em 2016, ele foi derrotado por Roberto Cláudio, que à época tentava reeleição.

Wagner ainda não tem definido o nome do candidato a vice-prefeito, mas no fim da tarde deste sábado (05), uma postagem da empresária Gaida Dias, em suas redes sociais, ao lado do deputado Capitão Wagner, motivou algumas especulações sobre a possibilidade de ela vir a ser indicada para compor a chapa de Wagner. Ela é filiada ao Republicanos, um dos partidos da aliança de Wagner. Em conversa com o jornalista Miguel Martins, no início desta noite ela admitiu estar conversando sobre ser candidata a vice, mas disse não ter nada definido.

Nos últimos meses, Capitão Wagner intensificou o diálogo com setores conservadores da sociedade, se alinhando, principalmente, com lideranças religiosas. Durante evento de aliança com o PSC, por exemplo, ele destacou que as Igrejas serão sua principal parceira, caso ele seja eleito o prefeito de Fortaleza. O postulante também tem buscado se aproximar de instituições econômicas da cidade.

Durante a convenção partidária, outras legendas aliadas apresentarão os nomes dos postulantes ao cargo de vereador para a Câmara Municipal. Até o momento, o republicano conseguiu atrair para o seu arco de aliança nove agremiações. No entanto, ele espera conquistar mais algum grêmio até o dia do encontro.

Além do PROS, fazem parte da coligação o Republicanos, Podemos, PMN, PMB, PTC, DC, PSC e Avante. Apesar da quantidade de siglas, Wagner não terá um tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão suficiente para apresentar suas propostas, visto que a maioria dessas legendas tem pouca ou nenhuma representação na Câmara Federal.

Vice

O Blog do Edison Silva conversou com alguns presidentes desses partidos, e segundo informaram, ainda neste sábado (05) eles estavam construindo a chapa proporcional para a disputa na Câmara Municipal de Fortaleza. Todas as legendas desejam apresentar o máximo de candidatos, ou seja, 65 concorrentes, o que ainda não é realidade em algumas delas.

Capitão Wagner informou ao Blog que o nome do candidato a vice-prefeito de sua coligação poderia sair neste fim de semana, e deve ser apresentado na segunda-feira (07) data da convenção. Sobre as conversas com Gaida ele não negou nem confirmou que ela estava acontecendo. O feriado do “Dia da Independência” foi escolhido pelo postulante em alusão a uma eventual independência que estaria sendo iniciada em Fortaleza com a sua candidatura a prefeito.