O autor da proposta diz que a burocracia existente no Brasil impede que fundos privados auxiliem aos mais afetados pela pandemia. Foto: Blog do Edison Silva

No Senado Federal está em andamento o Projeto de Lei que propõe a criação de Fundos Filantrópicos Emergenciais para apoiar pessoas físicas ou jurídicas que foram diretamente afetadas pelo estado de calamidade pública, como o setor comercial que tiveram suas atividades paralisadas durantes meses.

O PL 2510/20, de autoria do senador Antonio Anastasia (PSD/MG), funcionará diretamente com a pessoa ou mediante a parceria com organizações públicas e da sociedade civil conforme a definição de cada estatuto beneficiado. O senador retrata as burocracias enfrentadas no Brasil para organização e efetivação de fundo privados que auxiliem os que mais precisam de recursos principalmente durante o quadro pandêmico atual.

”Como no Brasil, nos Estados Unidos, assim que se teve início a pandemia, diversas atividades do comércio e dos serviços foram fechadas. Mas lá, ao contrário do Brasil, em poucos dias surgiram mais de 500 ‘relief funds’ para apoio à comunidade e ao comércio local” afirma Anastasia. Ele conta que a regulamentação da criação de projetos, sem fins lucrativos, como esses são para corrigir as falhas existentes entre a ponte que liga a ajuda com os que clamam por socorro.

O senador destaca a importância do estabelecimento de programas filantrópicos que buscam soluções para aliviar os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus tendo em vista que o Brasil atrasou nas ações de assistência aos mais vulneráveis e o resultado desse demora pode ser vistos em diversos setores como saúde e economia.