Ciro Gomes ajuda Elmano de Freitas em Caucaia para o PT apoiar o PDT em Fortaleza. Fotos: Divulgação.

Ciro Gomes está envolvido, por inteiro, na campanha do deputado estadual do PT, Elmano de Freitas, à Prefeitura do Município de Caucaia, mesmo o seu partido, o PDT, participando da aliança que defende a reeleição do atual prefeito, Naumi Amorim, filiado ao PSD, uma das agremiações parceiras dos pedetistas cearenses. Foi pela intervenção direta de Ciro, nas últimas horas, que o PP, comandado no Ceará pelo deputado federal, AJ Albuquerque, filho de um dos amigos mais próximos dos irmãos Ciro e Cid Gomes, José Albuquerque, convenceu a vereadora Natércia Campos, até então pré-candidata à Prefeitura de Caucaia, desistir do seu intento para compor, como vice, a chama de Elmano.

As pesquisas internas sobre a sucessão naquele importante Município da Região Metropolitana de Fortaleza, garantem os que têm o privilégio de conhecê-las, não são, no momento, favoráveis a Elmano. Vitor Valim, o deputado estadual do PROS, concorrente de Elmano e de Naumi, reconhecem seus adversários, tem, agora, a preferência do eleitorado. A intenção de Ciro, no primeiro momento, parece ir além do resultado final da disputa pela Prefeitura de Caucaia. Ela foi meticulosamente estudada para ter reflexos no segundo turno do pleito em Fortaleza, onde ele acredita que vai estar o nome do PDT, ainda a ser escolhido, concorrendo com o deputado federal Capitão Wagner (PROS).

Elmano é um dos petistas mais próximos a Luizianne, além de ter acesso fácil ao ex-presidente Lula. Ele poderá ser o elo de ligação, qualquer que seja a sua desenvoltura em Caucaia, entre o PT e o PDT na reta final da disputa na Capital cearense, evidente, caso Luizianne realmente não chegue ao segundo turno. Além da facilitação de um acordo para o segundo turno, a campanha de Elmano pode, num determinado momento, reunir no mesmo palanque em Caucaia, Lula, Ciro e Camilo, uma oportunidade para quebrar um pouco a tensão entre os dois principais líderes nacionais do PT e do PDT, coadjuvado pelo governador, um dos mais interessados no fim dessa inamistosidade.

Além do mais, o envolvimento da principal liderança nacional do PDT na campanha de Elmano, deve, por óbvio, conter de certa forma o discurso virulento da ex-prefeita de Fortaleza contra o próprio Ciro, com quem realmente nunca teve afinidade, mesmo tendo parceria e alinhamento político com Cid, antes e depois de ser reeleita prefeita da Capital cearense. Luizianne pode até fazer como Ciro fez em relação à disputa entre Haddad e Bolsonaro, no segundo turno da campanha presidencial, ausentou-se do Brasil. Ela pode até ficar fora de Fortaleza, mas o importante para o candidato do PDT, na segunda parte da disputa, é poder contar com petistas no seu palanque, além do próprio governador.

A adesão da vereadora Natércia Campos pode até não ser decisiva para o sucesso eleitoral do deputado Elmano de Freitas, nessa sua empreitada em Caucaia, mas ela abala, consideravelmente, a pretensão do atual prefeito de reeleger-se. A administração de Naumi tem uma avaliação sofrível. Fez, até aqui, muito aquém do que esperavam dele à frente da administração do Município. Agora, com recursos de um empréstimo externo tem obras para mostrar, mas o desgaste político acumulado é muito grande.

Em Caucaia, por ter mais de 200 mil eleitores, pode haver segundo turno na disputa pela Prefeitura. Vitor Valim e Elmano de Freitas estão sendo apontados como os dois concorrentes finalistas. E isso acontecendo, perde, consideravelmente, o PSD, do ex-vice-governador Domingos Filho.

O PSD, após o PDT, é a agremiação estadual com o maior número de candidatos a prefeito nas eleições deste ano. Caucaia é a mais importante Prefeitura que disputa, embora sua base principal, apesar de muito menor eleitoralmente, seja Tauá, onde nasceram os seus dirigentes e tudo começou. Lá, a deputada estadual Patrícia Aguiar, mulher de Domingos e ex-prefeita, é a candidata. Esta eleição, em Tauá, é de um significado especialíssimo para o PSD e o próprio Domingos, também pela derrota que Patrícia sofreu, em 2016, quando esperava uma vitória fácil para continuar administrando a cidade, depois de ter sido eleita, em três outras oportunidades.

O jornalista Edison Silva comenta a sucessão política no município de Caucaia com reflexos na Capital: