Jade Romero (MDB) é ex-secretária executiva do Esporte da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado. Foto: Reprodução/Instagram.

As negociações para a formação das chapas que concorrerão à Prefeitura de Fortaleza em novembro seguem a todo vapor. Mas mesmo com o prazo se esgotando – os partidos têm até o dia 16 – várias agremiações continuam indefinidas. Uma delas é o MDB.

O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu adiar a convenção partidária do dia 13 (data em referência ao número do partido) para o dia 16. A retirada da candidatura da ‘Lôra’ é negociada pelo governador Camilo Santana, mas descartada por alguns líderes do PT no Estado.

O partido do ex-senador Eunício Oliveira acena indicar o nome do vice na possível chapa com o PT. Com a tese de candidatura própria enfraquecida, o MDB tem também conversado com o PDT e até com o Solidariedade (SD), de Heitor Férrer.

Com aprovação do deputado Walter Cavalcante (MDB), que já se manifestou publicamente a respeito, um nome que poderia compor a chapa com Luizianne é da ex-secretária-executiva do Esporte do Estado, Jade Romero.

Muito ligada ao ex-senador Eunício, Jade apresenta-se como pré-candidata ao cargo de vereadora, mas não nega que haja outras negociações.

Camilo em campo

Antes de tomar a decisão final, Eunício Oliveira deve conversar com o governador Camilo Santana que é filiado ao PT, mas muito próximo aos Ferreira Gomes e ao PDT. Ele pode ajudar o MDB, que carrega bom tempo de TV consigo, a definir os caminhos.

Aliança com PDT

Se a cúpula petista ainda afirma que a candidatura de Luizianne Lins está garantida, não faltam articulações dentro do partido visando a aliança com o PDT ainda no primeiro turno.

Um dos líderes que trabalham nesse sentido é o governador Camilo Santana. Para o deputado estadual Acrísio Sena (PT), que há tempos defende a tese que PT e PDT deveriam juntar forças, o adiamento da convenção petista dá chance para que haja mais negociações nesse sentido. “Vamos tentar até o dia 16”, afirmou Acrísio.