Em 2018, após se distanciar de Capitão Wagner, Cabo Sabino não foi reeleito deputado federal. Foto: Miguel Martins.

O Avante, primeiro partido a declarar apoio à candidatura de Capitão Wagner (PROS), a prefeito de Fortaleza, ainda está montando a chapa que vai disputar as eleições municipais deste ano para a Câmara de Vereadores.

De acordo com o vice-presidente da legenda, o ex-deputado federal Cabo Sabino, o objetivo é fechar um grupo de até 50 candidatos, respeitando a proporcionalidade de gêneros.

Segundo o dirigente, o partido pretende eleger entre dois a três vereadores. De acordo com ele, todos os nomes que estão sendo colocados na chapa proporcional têm condições de galgar algum sucesso na disputa eleitoral deste ano. “Vai depender de cada um, do esforço deles. São pessoas que, sem exceção, têm chances reais de ser eleitas”, disse.

No entanto, Sabino é um dos poucos nomes na agremiação com potencial real de eleição, já que foi deputado federal até 2018, e construiu um patrimônio eleitoral para a disputa deste ano. Apesar de não ter sido reeleito, o dirigente obteve 47 mil votos em todo o Ceará, sendo 10.057 somente em Fortaleza.

Em 2018, inclusive, a não reeleição de Sabino é atribuída ao distanciamento entre ele e Capitão Wagner naquele pleito, quando o segundo foi eleito deputado federal mais bem votado. Depois de um período distantes, os dois retornaram a parceria de olho nas eleições deste ano.

No entanto, Sabino desconhece qualquer tipo de desavença com Wagner em relação ao pleito passado. “Essa rusga só existe na cabeça da imprensa. O Avante foi o primeiro partido a declarar apoio ao Capitão Wagner. Acreditamos em um projeto para Fortaleza. Esse projeto só pode ser atingido com amizade, sinceridade e todos olhando na mesma direção”, disse.

Sobre a escolha da advogada Kamila Cardoso como candidata à vice-prefeita na chapa majoritária, Sabino destacou que o nome da postulante foi uma ótima escolha. “Temos uma vice formidável, uma mãe de família, uma mulher que luta pela causa das pessoas com deficiência. É o que o povo de Fortaleza quer. Não podemos ter duas Fortalezas, como temos hoje. E esses partidos vêm com sentimento de igualdade, para gerar emprego e proteger o pequeno e médio empresário”.