Polianna Santos, servidora do TSE, foi quem ministrou a aula da ultima quarta-feira, e destacou a luta por igualdade das mulheres dentro da política. Foto: Reprodução/ TSE

A luta pela igualdade de gênero tem ganhado destaque no país e no mundo, especialmente no campo político. Cada vez mais mulheres buscam seus próprios espaços, que antes eram ocupados somente por homens. Pensando na importância do tema, a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) promoveu na última quarta-feira (9) a aula ”Participação feminina na política”, que integra a programação do curso ”Eleições 2020 e Direito Eleitoral”, foi ministrada por Polianna Santos, servidora do TSE e diretora-presidente da Associação Visibilidade Feminina.

A servidora destacou que a luta por igualdade faz parte da democracia. ”A igualdade de gênero e a participação da mulher em todas as vertentes sociais é um princípio visceral da nossa Constituição”, afirmou. O curso telepresencial acontece desde o dia 4 de setembro, para jornalistas e servidores da Justiça Eleitoral da área de Comunicação. As aulas estão sendo ministradas por instrutores voluntários, alguns servidores do próprio TSE, bem como por especialistas em Direito Eleitoral.

Na opinião da jornalista e aluna do curso Lorene Souza, a participação feminina na política é um dos temas mais importantes do curso. Moradora de Minas Gerais, ela conta que o projeto a está motivando a se aprofundar e a escrever mais sobre eleições. ”A professora foi excelente. Daria para ser um curso só com esse tema, com aprofundamento de casos positivos e negativos”, opinou a jornalista.

Além da capacitação, o objetivo do curso é esclarecer dúvidas acerca do processo eleitoral, com atenção especial à desinformação, às recentes mudanças legislativas, aos aspectos gerais da Justiça Eleitoral e à prestação de contas, entre outros temas.

As aulas acontecem até o dia 21 de setembro, e os alunos que concluírem mais de 75% do curso vão receber um certificado de participação.

Confira a programação do curso para os próximos dias:

11.09 (sexta-feira 10h – 12h)
Papel do TSE na organização das eleições
Instrutor: Thiago Fini Kanashiro

14.09 (segunda-feira 10h – 12h)
Resoluções-TSE para as Eleições 2020
Instrutora: Roberta Gresta

15.09 (terça-feira 10h – 12h)
Tramitação de processos no TSE
Instrutor: Bruney Brum

16.09 (quarta-feira 10h – 12h)
Transparência e Estatística do TSE
Instrutor: Felipe Antoniazzi

17.09 (quinta-feira 10h – 12h)
Segurança do Sistema Eletrônico de Votação
Instrutor: Giuseppe Janino

18.09 (sexta-feira 10h – 12h)
Conhecendo a Assessoria de Comunicação (Ascom) do TSE
Instrutor: Mariana Oliveira, Fábia Galvão, Laura Gracindo e Tatiana Cochlar

21.09 (segunda-feira 10h – 12h)
Desinformação no Processo Eleitoral
Instrutores: Professor Diogo Rais e Aline Osório

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral