Antes do início da sessão, vereadores conversam sobre a primeira semana de campanha. Foto: Miguel Martins.

Após os primeiros dias de campanha eleitoral, iniciada no domingo (27), alguns vereadores retornaram nesta quarta-feira (30) para a sessão semanal da Câmara Municipal de Fortaleza, lamentando a falta de recursos para a disputa deste ano. Como não poderia ser diferente, as eleições foram o principal assunto nos corredores da Casa Legislativa.

Alguns deles, inclusive, lamentaram a falta de recursos oriundos de seus partidos para tocarem a campanha. Outros, porém, já estão nas ruas, inaugurando comitês eleitorais e realizando adesivaços em seus colégios eleitorais. Um dos parlamentares confessou, em conversa privada com os demais, que nunca recebeu apoio financeiro de seu partido, atuando apenas com a ajuda de correligionários.

O assunto eleições, como não poderia ser diferente, também foi levado à tribuna do Plenário Fausto Arruda. As decisões judiciais contra a coligação encabeçada por Sarto (PDT), por impulsionamento irregular de postagens nas redes sociais, foi o tema levado pelo vereador Márcio Martins (PROS). Ele reclamou do que apontou ser uma prática de abuso de poder econômico. Adail Júnior (PDT) partiu em defesa da candidatura do governista.

Aliás, o nome do atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, voltou a ser enaltecido, principalmente, no que diz respeito às obras da saúde. O candidato Sarto (PDT) também foi lembrado por correligionários como o nome que deve dar continuidade ao que está sendo realizado na administração atual.

Durante toda a manhã, muitos parlamentares compareceram à sessão, mas permaneceram no Plenário Fausto Arruda por pouco tempo. As votações do dia, com poucas matérias de maior relevância em pauta, foram encerradas rapidamente, abrindo espaço para discussão dos presentes, principalmente, entre oposição e base governista.

Enquanto uns continuam a inaugurar comitê de campanha, outros vereadores afirmaram ao Blog do Edison Silva que atuarão apenas com pontos de apoio, uma vez que não possuem votos concentrados em determinadas regiões. Alguns vereadores estão distribuindo material de campanha por onde passam, até no plenário da Casa. O presidente da Mesa Diretora, alertou a seus pares que evitem este tipo de divulgação nos espaços internos da sede da Câmara Municipal.

Para o vereador Didi Mangueira (PDT), o clima nas ruas ainda é de apatia da população em relação à campanha já em andamento. Segundo ele, ficou perceptível um distanciamento das pessoas das discussões políticas, principalmente, devido à pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social que vem sendo respeitado por muitos candidatos.

Segundo turno

Líder do Governo na Câmara, o vereador Esio Feitosa (PSB) destacou que vem sentindo um clima de aceitação das pessoas nas ruas ao nome de Sarto. A pesquisa de intenções de votos feita pelo Partido dos Trabalhadores (PT), apesar de algumas ponderações, também foi o assunto nos corredores da Câmara Municipal. Vereadores especulavam sobre o desempenho de alguns nomes apontados na amostragem.

O principal ponto da avaliação dos vereadores quanto à pesquisa, diz respeito aos nomes que devem estar no segundo turno da campanha. Para governistas e opositores, quatro nomes estão na lista dos eventuais candidatos que tendem a estar na última etapa da disputa: Capitão Wagner (PROS), Heitor Férrer (SD), Luizianne Lins (PT) e Sarto (PDT).