A Operação Vértice investiga o movimentação de mais de R$ 1 milhão nas contas dos suspeitos, entre eles vereadores e servidores da Câmara. Foto: Reprodução/ MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e da 4ª Promotoria de Justiça de Crateús, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17/09), a Operação Vértice que apura suposta corrupção, peculato e lavagem de dinheiro em contratos da Câmara Municipal de Crateús, celebrados a partir do ano de 2015, para serviços de assessoria contábil e financeira. Estão sendo cumpridos três mandados de prisões temporárias e 15 mandados de busca e apreensão.

Os alvos da Operação são um secretário municipal, quatro empresários, quatro vereadores e quatro servidores da Câmara Municipal. Os nomes não serão divulgados para não atrapalhar as investigações. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara da Comarca de Crateús e estão sendo cumpridos nas cidades de Crateús, Poranga, Barroquinha e Fortaleza, com diligências também no estado do Piauí. A Operação do MPCE teve o apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil.

A investigação realizada pelo MPCE aponta movimentação de mais de R$ 1 milhão nas contas de suspeitos envolvidos com os contratos, com objetos loteados entre várias empresas. Apuram-se indícios de que empresas teriam prestado consultorias “de fachada”, servindo de ponte para que dinheiro público fosse desviado para os agentes públicos a título de propina.

Do site do Ministério Público do Ceará.