Um dos partidos investigados é PTB que lançou o prefeito Arnon Bezerra à releição. Foto: Reprodução/Instagram.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) investiga aglomerações em convenções partidárias realizadas em Juazeiro do Norte, desrespeitando as regras de isolamento impostas pelo Governo do Estado.

As infrações teriam sido cometidas nas convenções do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), realizadas dia 15 de setembro, para homologação das candidaturas.

No PSB, a candidata é Ana Paula Cruz, filha do ex-prefeito Carlos Cruz, e vai para a disputa com a médica Andrea Landim (Rede). No PSDB, o candidato é o deputado estadual Nelinho Freitas, com Davi de Raimundão (MDB) de vice. O PTB é o partido do atual prefeito, Arnon Bezerra, que busca a reeleição este ano.

A investigação dar-se-á a partir de imagens e vídeo recebidos pela Promotoria de Justiça, em face dos eventos político-partidários ocorridos com formação de aglomeração, em desrespeito aos decretos de isolamento social, em face da pandemia do Coronavírus.

A região do Cariri, da qual Juazeiro do Norte faz parte, encontra-se na 1ª semana da fase 4, cujo isolamento social ainda é previsto. Nesta fase não são permitidos, ainda, eventos em espaços públicos e privados.

O descumprimento das medidas de distanciamento social pode incidir em infração civil, administrativa, por configurar dano coletivo em face da periclitação da saúde, como também ilícito criminal, com pena de detenção, de um mês a um ano, e multa, como prevê o artigo 268 do Código Penal. A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Com informações do site MPCE.