Candidato adotou ideias bolsonaristas ao seu Plano de Governo. Foto: Reprodução/Facebook.

Os candidatos a prefeito de Fortaleza já começaram a apresentar um esboço do que seria suas propostas de governo, algumas delas já registradas junto à Justiça Eleitoral. Afirmando ser o único candidato de direita da cidade, o deputado federal Heitor Freire (PSL), defende uma educação voltada para o desenvolvimento intelectual e humano, desde que seja “livre de doutrinação”.

De acordo com o postulante, a ideia de seu projeto de governo “é implementar um novo modelo de gestão na Prefeitura de Fortaleza, propondo e executando projetos estruturantes em serviços críticos para as fortalezenses e os fortalezenses”.

“Trazemos propostas alinhadas ao pensamento conservador. Somos de direita, porque somos direitos. Acreditamos que a democracia é o único caminho para que as pessoas possam melhorar suas vidas. E não há nada mais saudável para democracia do que a alternância de poder”, defende o postulante na apresentação de seu Plano de Governo.

Para a área da educação, o candidato defende a universalização das vagas em creches, de forma a permitir que as famílias possam trabalhar deixando suas crianças em segurança; além da manutenção de um observatório permanente para mediar a relação de professores e poder público, “com olhar especial para a remuneração do corpo docente”.

Segundo o plano, é preciso também distinguir as responsabilidades da família e da escola na formação educacional das crianças, algo bem semelhante ao que defendeu o então candidato a presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Freire também defende a criação de métodos de premiação das escolas que conseguirem reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho em exames nacionais; bem como aos professores que atingirem um perfil de excelência.

O postulante também defende a  realização de ações preventivas nas escolas com foco no combate ao uso de drogas e gravidez na adolescência, além da criação de escolas militares.

Também na linha do bolsonarismo, Heitor Freire quer oferecer às crianças educação moral e cívica desde o ensino fundamental e implantar o programa Para Ver Melhor, levando atendimento de oftalmologia para escolas públicas. Ele defende ainda a implantação de consultório odontológico nas escolas municipais, possibilitando o acompanhamento da saúde bucal dos estudantes.