Célio Studart argumentou que as sessões na Câmara Federal estão ocorrendo de forma remota. Foto: Reprodução/Facebook.

O pleito deste ano em Fortaleza é formado por 10 candidaturas, sendo que sete delas são de deputados. Desses, somente Capitão Wagner (PROS) resolveu se licenciar para se dedicar exclusivamente às eleições na Capital cearense. Os demais devem atuar tanto na campanha como em seus mandatos.

Luizianne Lins (PT), Célio Studart (PV) e Heitor Freire (PSL) são deputados federais, e tendem a participar da disputa eleitoral em Fortaleza concomitantemente com as discussões nacionais na Câmara Federal, já que são deputados federais e não entraram com pedido de licença.

O Blog do Edison Silva entrou em contato com os postulantes para saber o motivo de não deixarem a função parlamentar. O deputado federal Célio Studart explicou que as sessões na Câmara Federal estão ocorrendo de forma remota, não exigindo  a presença física. “Percebi que poderia sim permanecer no cargo, pois há uma série de projetos nossos tramitando, votações importantes também, e assim seria adequado conciliar as duas questões”, disse.

Heitor Freire afirmou que buscará conciliar o mandato com a agenda da campanha. “Essa foi uma das minhas orientações à minha equipe: conciliar meu mandato com a agenda de campanha. Eu vou continuar trabalhando seja no primeiro ou segundo turno, até porque os mecanismos de trabalho remoto estão funcionando de forma muito positiva na Câmara dos Deputados.”

Heitor Férrer (SD), Sarto (PDT) e Renato Roseno (PSOL) são deputados estaduais e estão em melhor situação, já que têm residência em Fortaleza e a sede do Poder Legislativo também situa-se na Capital cearense. Candidato a vice-prefeito, Walter Cavalcante (MDB) se encontra na mesma situação.

Os demais postulantes: Samuel Braga (Patriota), Paula Colares (UP) e Professor Anízio (PCdoB) não possuem mandatos eletivos, e também se encontram mais à vontade para realizarem suas campanhas sem a preocupação de ter que dar atenção ao Legislativo Federal.

Capitão Wagner foi o único candidato a prefeito com mandato parlamentar a solicitar licença para se dedicar, exclusivamente, à campanha. Ele se licenciou do cargo de deputado federal no início de agosto, e deve retornar no início de novembro, antes do resultado do primeiro turno da campanha eleitoral deste ano. No seu lugar, na Câmara Federal, assumiu o suplente do PROS Dr. Agripino Magalhães, de Boa Viagem.

Em Maracanaú

O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) é candidato a prefeito de Maracanaú, município da Região Metropolitana de Fortaleza. Ele se licenciou do mandato para se dedicar totalmente à campanha. No lugar assumiu o primeiro suplente, Danilo Forte (PSDB).