Resultado das eleições municipais pode mudar a composição da Assembleia Legislativa. Fotos: ALECE.

Com a confirmação do presidente José Sarto (PDT) como candidato da situação em Fortaleza, a Assembleia Legislativa do Ceará tem agora 12 deputados que disputarão prefeituras pelo Ceará nas eleições deste ano, o que representa mais de 1/4 dos 46 parlamentares eleitos em 2018. Com a eleição de alguns deles, pode novamente haver mudanças nas cadeiras da Casa legislativa, como já ocorreu em 2016.

Além de Sarto, a Capital conta com as pré-candidaturas de Renato Roseno (PSOL) e Heitor Férrer (SD). Na Região Metropolitana, dois parlamentares disputarão a Prefeitura de Caucaia, Vitor Valim (PROS) e Elmano de Freitas (PT), ambos em oposição ao prefeito Naomi Amorim (PSD), esposo da deputada Érika Amorim (PSD).

Também em Iguatu haverá dois deputados estaduais disputando a mesma vaga, com Agenor Neto (MDB) tentando retornar ao cargo e Marcos Sobreira (PDT), que já disputou a eleição municipal anteriormente como candidato a vice.

Há ainda deputados estaduais na disputa em Aquiraz, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Horizonte e Tauá. Confira os deputados pré-candidatos hoje a prefeito no Estado do Ceará:

Iguatu
Agenor Neto (MDB)
Marcos Sobreira (PDT)

Aquiraz
Bruno Gonçalves (PL)

Caucaia
Elmano de Freitas (PT)
Vitor Valim (PROS)

Maracanaú
Júlio César Filho (Cidadania)

Juazeiro do Norte
Nelinho (PSDB)

Horizonte
Nezinho Farias (PDT)

Tauá
Patrícia Aguiar (PSD)

Fortaleza
José Sarto (PDT)
Renato Roseno (PSOL)
Heitor Férrer (SD)

A candidatura de Heitor Férrer (SD) pode não sair do papel, visto que o parlamentar tem encontrado dificuldade de conseguir um nome para compor a chapa como vice. Ainda se dizendo pré-candidato em Fortaleza, Leonardo Araújo (MDB) deve ver seu partido fechando apoio com uma chapa já formada, possivelmente o PT de Luizianne Lins. Ainda tem o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) candidato a prefeito de Maracanaú.