Disciplina trata de economia brasileira, mundial e finanças pessoais. Foto: Sumaia Vilela/ Agência Brasil.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Indicação nº 145/20, que institui o programa “Princípios Fundamentais de Educação Financeira” nas escolas da rede pública de ensino do estado do Ceará.

O programa deverá ser instituído pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), de forma interdisciplinar, cursos extracurriculares ou acrescentados junto às disciplinas de grade curricular obrigatória que possuam pertinência temática.

Segundo o deputado estadual Tony Brito (PROS), autor do Projeto de Indicação, tem havido um crescimento de pessoas endividadas no país, justamente pela falta de orientação. “Hoje para você fazer um curso de educação financeira, você tem que pagar. É um valor alto e esse nosso projeto traz o caráter multidisciplinar para o ensino do nosso Estado”, afirmou o parlamentar ao Blog do Edison Silva.

O deputado explica que, segundo a proposição, a disciplina vai tratar também de economia do país, economia mundial e, principalmente, economia financeira individual.

Para Tony, a educação financeira permite não apenas uma melhor organização das pessoas do próprio dinheiro. “É muito importante a educação financeira, para que as pessoas possam se organizar, para que as pessoas possam se preparar, para que possam fazer projetos em médio e longo prazo e para que a pessoa possa empreender. Muitas vezes a gente vê servidores públicos emprestando dinheiro para o chefe, que tem o salário maior, devido à má educação financeira”, concluiu o deputado.

Por se tratar de um projeto de indicação, a matéria funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso queira aderir ao que foi proposto, o Governo do Estado deverá reenviar a mensagem à Assembleia, em forma de Projeto de Lei.