Chiquinho Feitosa (DEM), Luiz Pontes (PSDB) e senador Cid Gomes (PDT). Foto: Reprodução/Facebook.

O PSDB e o Democratas (DEM) realizaram, nesta terça-feira (15), convenção partidária onde apresentaram os nomes das duas legendas que vão disputar vagas da Câmara Municipal de Fortaleza. As agremiações confirmaram, durante o evento, apoio à candidatura de Sarto (PSD) a prefeito de Fortaleza.

O encontro dos dois partidos aconteceu no Iate Clube, na Capital, e contou com as presenças das principais lideranças dos grêmios. Do lado do DEM estavam presentes o presidente estadual, empresário Chiquinho Feitosa; e o municipal, Marcílio Gomes; além do vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan; o deputado estadual João Jaime e o ex-deputado Idemar Citó.

Já do PSDB compareceram Luiz Pontes e Carlos Matos, que acatou decisão da sigla tucana em não ter candidatura própria em apoio a Sarto, conforme mostrado no Blog do Edison Silva. Tasso Jereissati participou através de videoconferência.

O Democratas apresentou uma chapa com 65 candidatos, e segundo informou o presidente municipal da legenda, Marcílio Gomes, o objetivo é eleger entre dois e três vereadores. Os principais nomes dos democratas são o da vereadora Cláudia Gomes, que tentará reeleição, além de Adams Gomes, filho do deputado estadual Tin Gomes (PDT), que também esteve no evento.

Outros que se destacam na composição do DEM são o médico Dr. Bruno, que já foi candidato, Major Sousa da Casa Civil, o líder comunitário Rodrigo César, e o ex-conselheiro tutelar Arquimedes Façanha. “Esperamos conquistar 70 mil votos, mas se conseguirmos nos esforçar um pouco mais, poderemos chegar a 75 mil e eleger até três com as sobras dos votos”, disse Marcílio Gomes.

Do lado dos tucanos foi apresentado 46 nomes, dentre os quais se destacam os dos vereadores Plácido Filho e Jorge Pinheiro, além do ex-vereador Francisco Caminha. A agremiação espera eleger até dois parlamentares para a Câmara Municipal de Fortaleza.

Durante a convenção partidária, o senador Tasso Jereissati participou, através de videoconferência, onde destacou a necessidade de aliança do PSDB com a candidatura de Sarto, uma vez que, em sua opinião, é aquela que apresenta um postulante mais preparado. Ele também enalteceu o empenho de Carlos Matos em tentar viabilizar sua candidatura, o que não aconteceu.

Sem ilusão

Luiz Pontes também ressaltou que o partido não terá candidato neste ano a prefeito, mas se fará presente na campanha apoiando um nome que a cidade conhece e que está preparado para administrar a cidade, “sem aventura, sem ilusão”.

Chiquinho Feitosa destacou o empenho do Democratas/Fortaleza em formalizar chapa completa, e destacou a importância de DEM e PSDB estarem sempre lado a lado. Carlos Matos, por sua vez, agradeceu o apoio de seus correligionários em sua pré-candidatura e ressaltou que estava fechado com Sarto.