Moroni Torgan, do DEM, é o atual vice-prefeito de Fortaleza. Foto: CMFor.

O partido Democratas (DEM) e o PSDB devem realizar convenção conjunta na próxima terça-feira (15), quando definirão os candidatos ao pleito municipal em Fortaleza. As duas siglas firmaram acordo de que marcharão unidas nas eleições deste ano.

Tudo leva a crer que os dois partidos estejam alinhados com a candidatura do PDT. O PSDB, como o Blog do Edison Silva mostrou, tinha como condicionante, para apoiar o nome do PDT, a não participação do Partido dos Trabalhadores (PT) na coligação governista. Caso as negociações do governador Camilo Santana tivessem logrado êxito e a sigla petista fosse incluída no arco de alianças da candidatura governista, a legenda tucana marcharia com candidato próprio.

De acordo com o edital de convocação divulgado pela direção do DEM, a convenção será realizada no dia 15 de novembro, a partir das 9 horas, na Av. Beira Mar. Na pauta está a “escolha dos candidatos nas eleições do dia 15 de novembro, homologação de coligação majoritária e outros assuntos”.

Apesar do chamamento para convenção, o ex-vereador Marcílio Gomes (DEM) disse ao Blog que acredita que todas os encaminhamentos do pleito entre as duas legendas devem ser definidos já na convenção do PDT marcada para sábado (12).

“Estamos irmanados com o PSDB. A meu ver, a candidatura própria dessa coligação é uma opção, mas creio que tudo se definirá na convenção do PDT”, disse.

Segundo ele, PSDB e DEM são dois partidos grandes, com tempo de TV, e que juntos se tornam mais fortes, sejam isolados ou em outra coligação.

O Democratas deve apresentar chapa completa de vereadores, com previsão de 75 mil a 80 mil votos. “Todos nossos candidatos estão muito coesos, uma verdadeira família que segue o partido para qualquer rumo em que a maioria decidir. Esse contingente pode definir uma eleição, sem falar no PSDB, que eu não conheço a situação interna”, afirmou.

Presidente do PSDB de Fortaleza, Carlos Matos afirmou ao Blog que ainda estava na condição de pré-candidato do partido, e que até a convenção partidária haveria uma definição da situação. Para a chapa proporcional, a sigla deve apresentar 41 nomes, dentre os quais os dos vereadores Plácido Filho e Jorge Pinheiro e dos ex-vereadores Francisco Caminha e Joaquim Rocha.

No início da semana, quando o PROS indicou Capitão Wagner como candidato a prefeito de Fortaleza, um grupo de dissidentes do PSDB confirmou apoio ao postulante de oposição. Estavam presentes na convenção do PROS os tucanos: Roberto Pessoa, Fernanda Pessoa, Firmo Camurça, Nelinho Freitas, Lúcio Alcântara e Danilo Forte.