Atual vice-prefeito, Moroni Torgan, ao lado da vereadora Cláudia Gomes. Foto: Reprodução/Facebook.

O Democratas (DEM) marcou convenção partidária para o dia 12 de setembro, no período da manhã, quando deve apresentar chapa com 65 candidatos a vereador de Fortaleza. A data é a mesma em que, provavelmente, o PDT deve anunciar o nome do candidato a prefeito da cidade.

De acordo com o presidente municipal da legenda, o ex-vereador Marcílio Gomes, o partido defende que seja repetida a dobradinha PDT/DEM na chapa majoritária de 2016. Na ocasião, a sigla pedetista indicou Roberto Cláudio para reeleição e o DEM escolheu Moroni Torgan como o candidato a vice. Os dois se consagraram vitoriosos no segundo turno das eleições daquele ano contra Capitão Wagner, então candidato a prefeito, e Gaudêncio Lucena à época postulante a vice da chapa derrotada.

No edital de convocação do Democratas, o presidente do partido informa que a convenção partidária será realizada no dia 12 de setembro, na Rua Carlos Vasconcelos, na Aldeota, por volta das 10 horas. O evento terá duração de duas horas e terá como objetivo a escolha dos candidatos para as eleições de 15 de novembro.

Tudo leva a crer que nesta data, mas em local diferente, ocorrerá também a homologação da candidatura majoritária do PDT, já que 12 de setembro foi estipulado pelo prefeito Roberto Cláudio como o dia provável para convenção da sigla pedetista.

Como o Blog do Edison Silva mostrou recentemente, Moroni Torgan foi um dos poucos vice-prefeitos da história recente da Capital que não brigaram com o chefe do Poder Executivo durante o mandato. Vale lembrar que Gaudêncio Lucena foi eleito ao lado do prefeito Roberto Cláudio, em 2012. Quatro anos depois ele estava na chapa opositora, que foi derrotada.

Proporcional

A chapa proporcional do Democratas é formada por 65 pré-candidatos, dentre esses, 23 mulheres. Os nomes com maior potencial na disputa são: Adams Gomes, filho do deputado Tin Gomes; Major Sousa, da Casa Civil; Bruno Benevides, Egberto Feitosa (presidente do Conselho Nacional de Farmácias), Arquimedes (ex-Conselheiro Tutelar), Nazaré Alencar, Bisteka, Dra. Mônica Marques, Núbia Alencar.

A vereadora Cláudia Gomes, por enquanto, é pré-candidata à reeleição.