Camilo apresentou gráficos mostrando queda nos índices. Foto: Reprodução.

Em transmissão realizada no final da tarde desta quinta-feira (11), o governador Camilo Santana negou que o Ceará tenha apresentado alta no número de mortes por Covid-19, como foi noticiado por diversos veículos de comunicação.

“Os números apresentados pela equipe (da Saúde) mostram que continua no Ceará, em todas regiões, queda em número de casos e de óbitos. Todos podem acompanhar os dados através do IntegraSus da Secretária da Saúde do Estado, que é aberto a qualquer cidadão”, reforçou.

“Saímos do pico da pandemia de uma média de 143 (óbitos) para hoje (quinta-feira) de 9,9. A média tem diminuído semana a semana. São dados da nossa equipe da Saúde”, informou Camilo.

O governador explicou que a análise incorreta dos dados levou a essa informação. “São dados de óbitos de semanas anteriores. Quando acontece um óbito, ele fica em investigação para confirmar se foi por Covid-19 ou não. Os dados apresentados são de quando se confirma (a causa da morte por Covid) e não retrata a realidade do momento”, explicou.

“Continuamos a cada semana diminuindo os números de caso, a circulação viral e os óbitos. E se aumentar iremos dizer claramente, como sempre tenho feito”, concluiu.