Franciné Cunha (ao centro) informou que a reunião será dia 16 de setembro. Foto: Reprodução/Facebook.

Com dificuldades atrair filiados para ser candidatos à Câmara Municipal de Fortaleza, o Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, marcou para o dia 16 de setembro, às 17 horas, a convenção partidária de homologação das candidaturas majoritárias e proporcionais para o pleito deste ano, na Capital cearense.

A agremiação já definiu os nomes dos postulantes a prefeito e vice, e deve ir para a disputa isoladamente.

De acordo com o presidente municipal do partido, Franciné Cunha, o candidato a prefeito será o professor Anízio Melo, ex-membro do Partido dos Trabalhadores. Já a postulante à vice-prefeita é a professora e médica, Helena Serra Azul.

Segundo Franciné, o partido deve formar uma chapa com mais ou menos 60 nomes para a Câmara Municipal, tendo como principal nome nesse grupo o vereador Evaldo Lima, que tentará a reeleição. Em 2016, o parlamentar foi eleito graças a participação em coligação com outras legendas. Ele obteve 8.586 votos.

O próprio Evaldo Lima acredita que o PCdoB terá dificuldades, no pleito deste ano, para atingir a quantidade de votos necessários para eleger ao menos um membro da Câmara Municipal de Fortaleza. O partido não contará com a participação de quadros históricos da legenda, como a ex-vereadora Eliana Gomes e o ex-deputado federal Chico Lopes, que não disputarão cargo de vereador.

Em 2016, quando o quociente eleitoral do pleito foi de 29.200 votos, o PCdoB, isoladamente, conquistou apenas 24.390 sufrágios, sendo beneficiado pela coligação formada com PSD, DEM e PMB. Somente a sigla comunista, com um representante, e o PSD, com dois quadros, elegeram membros para a Câmara Municipal.

Historicamente, o PCdoB sempre esteve atrelado às candidaturas majoritárias do Partido dos Trabalhadores. No entanto, desde 2012, com a eleição do prefeito Roberto Cláudio, o partido se alinhou ao grupo liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes no Ceará. Para este ano, a sigla acredita que, ao apresentar uma candidatura própria, poderá se beneficiar com o chamado voto de legenda.