Chiquinho Feitosa (DEM), Luiz Pontes (PSDB) e Cid Gomes (PDT). Foto: Reprodução/Facebook.

Após lançar Sarto (PDT) como candidato a prefeito de Fortaleza e Élcio Batista (PSB) vice, o grupo político, liderado em Fortaleza pelo prefeito Roberto Cláudio, tem buscado, nas últimas horas, entendimento com o PSDB e o Democratas (DEM), para que as duas siglas possam compor na coligação governista. As lideranças políticas do bloco acreditam que com o apoio das duas agremiações, a candidatura majoritária terá até 40% do tempo de rádio e televisão durante a propaganda eleitoral.

Durante a convenção partidária deste sábado (12), que homologará os candidatos majoritários e proporcionais da disputa eleitoral deste ano, seis dos oito partidos que apoiam a candidatura de Sarto estarão juntos no evento. Além do PDT, estarão presentes os representantes do PSB, PSD, PL, PTB e Cidadania.

Outras duas legendas que farão suas convenções na próxima semana também estarão alinhadas com a candidatura de Sarto. São elas, a Rede Sustentabilidade, que marcou convenção para o dia 14 de setembro, e o Progressistas (PP), que deve realizar seu encontro na data-limite, 16 de setembro.

O prefeito Roberto Cláudio tem dialogado com as principais lideranças do DEM e PSDB, e acredita que com o ingresso das duas agremiações, o candidato pedetista terá 40% do tempo de TV. Isso porque os dez partidos, juntos, representam 194 vagas na Câmara Federal, o que é utilizado como parâmetro para calcular a participação de partidos na propaganda eleitoral obrigatória.

Para se ter uma ideia, Capitão Wagner (PROS), faz parte de coligação de nove partidos que representam 67 cadeiras na Câmara Federal, enquanto que Luizianne Lins, isolada, tem a seu favor o tempo correspondente ao peso de 57 deputados. Em seguida vem o PSL, de Heitor Freire, com 52 deputados federais, e o MDB com 32 parlamentares. O Solidariedade, de Heitor Férrer, tem apenas 16 vagas.

Caso seja confirmada a adesão do PSDB e do DEM à candidatura de Sarto em Fortaleza, não será necessário sequer o uso do tempo estipulado para o partido PDT, já que para efeitos de contagem, a Justiça Eleitoral utiliza apenas o tempo dos seis maiores partidos, e a sigla pedetista seria a sétima na coligação.

No entanto, existe ainda a possibilidade, no entender de uns poucos democratas, de o PSDB e o DEM estarem unidos em uma candidatura majoritária, apenas os dois. Isso porque a escolha de membro do PSB como candidato a vice-prefeito na chapa governista não agradou alguns democratas que estão se insurgindo contra uma eventual aliança com o PDT, embora o comando central do partido no Estado, à frente o empresário Chiquinho Feitosa, não tenha feito esse questionamento.

Nas últimas horas, o presidente estadual do Democratas, o empresário Chiquinho Feitosa, esteve dialogando com representantes do PSDB, e com o prefeito Roberto Cláudio, para definir os rumos da legenda.