O presidente da Câmara, Antônio Henrique, já dialogou com seus pares sobre a necessidade da participação nas sessões ordinárias. Foto: Érika Fonseca/Ascom/CMFor.

Somente os vereadores Márcio Cruz do PSD e Libânia do PL, não vão disputar a reeleição no pleito deste ano. Os demais 41 parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza estão desde o domingo passado (27) nas ruas, pedindo voto aos eleitores da cidade. Com tanta gente envolvida na campanha, a tendência é que as sessões fiquem cada vez mais esvaziadas.

E já estão. Nas últimas semanas, o cenário foi de poucas participações no Plenário Fausto Arruda, com alguns vereadores ensaiando críticas a adversários políticos, sejam candidatos a prefeito, sejam postulantes a uma das 43 vagas na Casa Legislativa.

A pauta da sessão ordinária desta quarta-feira (30) já sinaliza que a plenária deve conter poucos parlamentares presentes.

A principal matéria do dia é um projeto de Resolução da Mesa Diretora que institui o novo Regimento Interno da Câmara Municipal, em discussão desde o ano passado.

As outras matérias na pauta são requerimentos de solenidades, além de notas de pesar. Também existem projetos de Lei e Indicação a serem encaminhados para as comissões temáticas, a maioria denominando algum equipamento público ou autorizando ações que são de competência do Poder Executivo.

O presidente da Câmara, Antônio Henrique, já dialogou com seus pares sobre a necessidade de participarem das sessões ordinárias, uma vez que tais plenárias estão ocorrendo apenas uma vez na semana.

Também alertou para os debates propositivos na Casa, evitando ataques pessoais visto o clima de acirramento eleitoral que tende a aumentar no decorrer da campanha municipal.

Ainda no campo das eleições municipais atuais, o candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSL, Heitor Freire, estará visitando a Casa Legislativa nesta quarta-feira. Em sua agenda de campanha, o postulante afirma que passará pelo gabinete do vereador Marcelo Lemos (PSL).