Senador Cid Gomes (PDT). Foto: Ascom/parlamentar.

O senador Cid Gomes (PDT) relatou, na sessão remota do Senado Federal de quarta-feira (02), mensagem que autoriza empréstimo para o município de Juazeiro do Norte junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O empréstimo, no valor de US$ 80 milhões (428 milhões de reais na cotação de hoje), será usado para o Programa de Saneamento e Infraestrutura Urbana da cidade de Juazeiro. Cid, também, está discutindo a indicação do candidato a vice-prefeito de José Arnon. Lideranças do PDT e do PT querem indicar o nome para o cargo.

Em razão das vedações da legislação eleitoral, o projeto de autorização para a contratação do empréstimo só poderia ter sido votado até a quarta-feira (02). Por conta disso, Cid Gomes pediu questão de ordem durante o início da sessão para solicitar ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que incluísse a mensagem na pauta de votações. A matéria foi pautada e aprovada, com relatório de Cid Gomes.

O senador destacou a importância do empréstimo para o município de Juazeiro e ressaltou que essa é a primeira vez que um município do Cariri cearense consegue viabilizar as condições para conseguir um financiamento com recursos de uma instituição financeira externa.

Vice

De acordo com o governador Camilo Santana, o senador Cid Gomes tenta conciliar os interesses de lideranças do PDT e do PT, interessadas em indicar o nome do candidato a vice do prefeito José Arnon, postulante à reeleição. Há dias, os representantes destes dois partidos foram cientificados da decisão do grupo governista de apoio à candidatura de Arnon, embora, anteriormente, o atual vice-prefeito de Juazeiro, Giovani Sampaio, tenha informado a amigos que tinha o apoio do governador para disputar o cargo de prefeito.

Petistas de Juazeiro do Norte chegaram a recorrer à direção nacional do partido para garantir a candidatura a prefeito do filiado, Gabriel Santana, filho do ex-prefeito Dr. Manoel Santana e foram atendidos. Arnon, presidente estadual do PTB, é aliado tradicional do grupo político liderado pelo senador Cid Gomes, e, em razão disso, antes do prazo permitido para a mudança de domicílio eleitoral, o deputado Fernando Santana (PT), o nome mais citado para disputar com Arnon a Prefeitura de Juazeiro, tenha decidido a não mudar o domicílio e, por isso, ficar de fora de qualquer discussão sobre ser candidato a prefeito de Juazeiro.

Gilmar Bender, a quem Cid disse que o PDT apoiará a candidatura de José Arnon, esteve com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e gravaram uma mensagem convidando os juazeirenses para a convenção municipal do partido, no próximo dia 10. Na mensagem, Bender não diz que é candidato, mas conclama a união dos juazeirenses para a formação de uma boa aliança em benefício do Estado. Carlos Lupi, diz que não estará presente na convenção, mas sinaliza apoio a uma postulação de Bender.