Candidato é conhecido pela causa ambiental. Foto: Divulgação

O candidato Célio Studart (PV) se manifestou neste domingo (27), primeiro dia oficial de campanha, sobre o uso de carros de som e fogos de artifício durante as eleições de 2020. A chapa Fortaleza Verde torna público seu compromisso em não causar poluição sonora, por meio da emissão de ruídos que perturbem o silêncio ambiental.

A poluição sonora é um dos maiores problemas ambientais nos centros urbanos e consiste no alto nível de barulho provocado por atividades que incomodam os cidadãos. Segundo dados da Organização da Saúde, cerca de 10% da população mundial apresenta doenças auditivas, psicológicas e até cardiovasculares em decorrência a exposição aos altos decibéis. O uso de carros de som pelas campanhas eleitorais perturba toda a comunidade.

O candidato lembrou que o uso de fogos de artifício é prejudicial aos animais. Os estampidos provocam reações adversas ainda em crianças e ainda em pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

“Isso é um desrespeito à população. Poluição sonora prejudica os animais, os autistas e também àquelas pessoas que estão em tratamento, em hospitais e centros de saúde. Eu não vou fazer uso dessas práticas em respeito ao cidadão fortalezense. Friso ainda que o combate à poluição sonora é um compromisso que consta no meu plano de governo, registrado na justiça eleitoral”, afirma Célio Studart.