Foto: Paulo Rocha/ALECE.

As pessoas que precisam tirar documentos de RG e CPF já podem buscar os serviços da Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa, que retomou suas atividades presenciais nesta terça-feira (01/09).

O órgão funciona por meio de parceria firmada com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e oferece à população cearense a emissão de RG (primeira e segunda vias), CPF e folha de antecedentes criminais, mediante agendamento online.

Inicialmente, um total de 10 a 12 servidores farão o atendimento, das 8h às 14h, até o próximo dia 4 de setembro, conforme explica o coordenador da Casa do Cidadão da AL, Frederico Ehrich Araripe. Ele afirma que, neste período, estão sendo atendidas diariamente entre 40 e 45 pessoas, dentre as que buscam retirar o RG. “Estamos atuando de forma a atender 50% da nossa capacidade, já que normalmente são atendidas cerca de 80 pessoas”, relata.

Ainda segundo Frederico, a partir de 8 de setembro, ao longo de duas semanas, o horário de atendimento será ampliado, indo das 8h às 16h, o que permitirá que o serviço chegue a 75% do período normal. A previsão do coordenador é a de que, na última semana de setembro, o atendimento chegue a 100% da capacidade.

Frederico Ehrich informa que os servidores que trabalham no Caminhão da Cidadania também estão atuando no trabalho feito pela Casa do Cidadão. Devido à pandemia da Covid-19, todos os cuidados necessários estão sendo tomados por parte de quem busca o atendimento presencial: uso obrigatório de máscara, evitar estar acompanhado durante o atendimento — a fim de inibir aglomerações —e acompanhar o calendário de agendamento feito pelo órgão.

ATENDIMENTO

O atendimento para todos os serviços prestados na Casa do Cidadão é organizado por senhas e agendamento online, por meio do site:

A documentação necessária para primeira e segunda via de RG inclui certidão de nascimento original e cópia; duas fotos 3×4 recentes; CPF; RG ou carteira de trabalho com cópia; certidão de casamento e, apenas no caso da segunda via, é exigida a taxa de R$ 53,88, cujo boleto é emitido no site:

Para a emissão do CPF os documentos necessários são RG; certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) e, caso seja maior de 18 anos, título de eleitor. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.

A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa funciona no edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II), localizado na rua Barbosa de Freitas, 2674 (esquina com avenida Pontes Vieira).

O horário de funcionamento é das 8h às 14h, até o dia 4 de setembro, e, a partir de 8 de setembro, das 8h às 16h.

Mais informações pelos telefones: 3277.2782/3277.2786.

Fonte: Ascom/ALECE.