Sarto ao lado do presidente da Câmara, Antônio Henrique, e do prefeito Roberto Cláudio. Foto: Reprodução/Facebook.

O candidato do PDT a prefeito de Fortaleza, o deputado estadual Sarto, será o postulante com a maior força político-partidária dentre os nomes que estão se colocando para a disputa eleitoral na Capital cearense. Além de ter o apoio do grupo político dominante no Estado, terá ao lado dele as maiores agremiações, bem como o apoio da maioria dos vereadores da Câmara Municipal.

Sarto é padrinho político do presidente do Poder Legislativo da Capital cearense, o vereador Antônio Henrique (PDT), o que demonstra a facilidade que terá em dialogar com a maioria dos membros da base governista, uma vez que Henrique tem boa relação com todos os outros 42 membros da Câmara. Além disso, o postulante pedetista também contará com o apoio de Ciro e Cid Gomes, bem como do prefeito Roberto Cláudio, que tentará eleger seu sucessor.

A coligação que deve estar ao lado da candidatura de Sarto também será a maior e a mais forte do pleito eleitoral deste ano em Fortaleza. São PDT, PSB, PSD, PP, PTB, Cidadania, PL, Rede. O grupo político também procura construir diálogo com o Democratas (DEM) e o PSDB, que já confirmaram convenção para o próximo dia 15 de setembro.

Desde a quinta-feira (10), quando o PDT anunciou o nome de Sarto para a disputa eleitoral deste ano em Fortaleza, dirigentes dessas duas legendas têm realizado reuniões internas para definirem o melhor caminho a tomar durante a campanha. Havia uma sinalização, pelo menos por parte do DEM, de estar alinhado com a candidatura pedetista. O partido, porém, tinha interesse em manter a vaga de vice na chapa majoritária, o que não aconteceu.

Candidatos

Com a coligação que pode se formar em torno da candidatura de Sarto, ele terá o maior número de candidatos proporcionais no entorno de sua postulação. Somente Capitão Wagner (PROS), que montou um bloco com nove partidos aliados, terá postulantes a vereador com quantidade numérica semelhante ao do pedetista.

Wagner acredita que a coligação que o apoia terá algo em torno de 500 candidatos. Já Sarto, poderá ter entre 520 a 650, a depender do tamanho do seu bloco de aliados, bem como a quantidade de postulantes que cada legenda apresentará para a disputa eleitoral.

Isolados

Luizianne Lins, que deve ser confirmada candidata à prefeita de Fortaleza pelo PT, por enquanto se encontra isolada na disputa, mas dialoga com outras legendas. Também seguem isolados os candidatos Samuel Braga (Patriota), Paula Colares (UP) e os pré-candidatos Heitor Férrer (SD), Célio Studart (PV) e Anizio Melo (PCdoB).

Pré-candidato pelo PSL, Heitor Freire conseguiu aglutinar apenas o pequeno PRTB; e Renato Roseno, do PSOL, com o PCB. Carlos Matos, do PSDB, que ainda não definiu sobre candidatura própria, tende a estar ao lado do DEM.