Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), governador Camilo Santana (PT) e senador Cid Gomes (PDT). Foto: Divulgação.

O governador Camilo Santana fará sua última tentativa de unir o PT com o PDT nas eleições municipais de Fortaleza, neste ano, nos encontros programados para a noite desta quarta-feira (09). As lideranças do PDT estão aguardando a palavra final do governador para anunciar o nome do candidato do partido à sucessão do seu correligionário Roberto Cláudio, até sexta-feira (11).

Os critérios para escolha do nome pedetista, entre Idilvan Alencar, Ferrúccio Feitosa, José Sarto, Salmito Filho e Samuel Dias, já estão definidos na cúpula governista. O nome do candidato a vice, contudo, dependerá da conversa do governador com os petistas e, na impossibilidade de ser um filiado do PT, a discussão fica aberta com os dirigentes dos demais partidos da coligação.

Sem o PT na aliança, dirigentes do PDT já conversarão com as lideranças do PSDB sobre a participação dos tucanos na coligação governista. Com o DEM já está tudo acertado. Com o PSDB só ainda não está fechado por conta das investidas do governador para ter o PT na aliança com o PDT. Como este Blog já anunciou, o PSDB só não marchará com o candidato do PDT se o PT estiver na coligação. As últimas pesquisas encomendadas sobre as avaliações de cada um dos cinco pedetistas já foram exaustivamente avaliadas, mas a direção do PDT mantém sigilo total sobre as conclusões.

Na última terça-feira (08), as principais lideranças governistas, inclusive o governador Camilo Santana, definiram os caminhos que serão percorridos até a próxima sexta-feira (11), quando os nomes deverão ser tornados públicos, pouco antes da convenção.

Nesta quarta-feira (09) todas as ações seriam desenvolvidas pelo governador Camilo Santana. Os pedetistas estavam otimistas quanto à possibilidade de ele convencer o pessoal do PT a aceitar desistir de ter candidato próprio e indicar um nome do partido, aceito pelo PDT, para ser o candidato a vice-prefeito. Na avaliação de pessoas ligadas à cúpula do PDT, a deputada Luizianne Lins não tem atuado de fato como candidata a prefeita, apesar do seu discurso.