Representantes do setor protestaram em frente ao Parlamento Municipal. Foto: CMFor.

A Câmara Municipal de Fortaleza definiu, na manhã desta quarta-feira (23), que intermediará o diálogo entre representantes do setor de eventos e a Prefeitura. Diversos membros da categoria estiveram presentes na Casa Legislativa, reclamando o retorno de suas atividades.

O grupo foi recebido por uma comitiva de vereadores, que ficou responsável por levar as demandas ao prefeito Roberto Cláudio. Estiveram presentes empresários, artistas e humoristas que defendem a reabertura de parques e liberação de maior capacidade para eventos na cidade, a exemplo do que já ocorre em escolas e restaurantes.

Vereadores da base governista e de oposição se posicionaram favoráveis à demanda das categorias. “Eles não vieram pedir dispensa dos protocolos de saúde, nem atendimento especial. Trouxeram documentos dos representantes, com mais de 200 grupos de 40 pequenos parques, solicitando diálogo com o Poder Público para que sejam ouvidos, orientados sobre como os protocolos estão sendo trabalhados”, explicou o vereador Guilherme Sampaio, do PT.

O petista lembrou que a inflação tem atingido mais pobres do que ricos, e são justamente essas pessoas que trabalham com recreação infantil. “Essas empresas não são bancos que receberam bilhões do Governo Federal para não quebrar. Não conseguem acessar o crédito. Não vieram pedir favor, vieram se dispor a discutir os protocolos para assegurar, no momento, o retorno de suas atividades para a população”, defendeu Guilherme.

Para o vereador Márcio Martins (PROS), o governador Camilo Santana não demonstrou sensibilidade com a situação do setor, e deveria a Casa fazer intermediação com o prefeito, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que os decretos de liberação de flexibilização em relação à Covid-19 cabem aos governos estaduais e prefeituras. “Temos vários exemplos que governador se posicionou de uma maneira e o prefeito usou a tinta de sua caneta para baixar decreto mudando as regras daquele município. A Câmara não pode fechar os olhos para isso”, disse.

John Monteiro (PDT) destacou a responsabilidade do Governo do Estado com as medidas para evitar maior proliferação da Covid-19 entre a população cearense. No entanto, ele lamentou que praias estejam lotadas, enquanto que determinados estabelecimentos não foram abertos ainda.

“Os responsáveis pelos passeios marítimos também estão pedindo para abrir seus empreendimentos para que eles façam o passeio deles. Esse setor tem responsabilidade e sabe o que está fazendo, mas muitas pessoas não estão se preocupando com a vida, com o próximo”, lamentou o pedetista.

Após reunião entre Mesa Diretora e representantes do setor, o vereador Márcio Martins destacou que, muitas das vezes, a dificuldade está em outros poderes, para além do Executivo e Legislativo. “O presidente desta Casa, Antônio Henrique, fará um contato com o procurador Alessander Sales, para que ele receba uma comissão de vereadores, para sermos intermediários nesse problema que o setor de entretenimento está vivendo”.

Líder do Governo, Esio Feitosa (PSB), afirmou que todas as decisões que estão sendo tomadas pelo prefeito ou governador se baseiam no entendimento científico. O parlamentar disse que torce para que todos os setores superem a situação difícil pelas quais estão passando, principalmente, no que diz respeito à economia.