Salmito cumprimenta colegas da Mesa Diretora durante a sessão plenária. Foto: Miguel Martins.

O pré-candidato pelo PDT a prefeito de Fortaleza, deputado estadual Salmito Filho, é um dos pretensos postulantes da sigla pedetista que mais tem demonstrado interesse na disputa eleitoral deste ano. Tanto que vem buscando apresentar-se como um nome viável na disputa interna. Na manhã desta quarta-feira (02), ele que já foi presidente da Câmara Municipal, na legislatura passada, esteve visitando seus antigos colegas do Parlamento municipal.

A visita de Salmito, de certa forma, causou alvoroço na sessão ordinária que estava em curso, ao cumprimentar todos os presentes na plenária, inclusive, opositores da atual gestão. Alguns ficaram surpresos, outros já sabiam de sua ida à Casa. Houve, inclusive, quem destacasse o prestígio que o pretenso postulante estava dando ao Legislativo Municipal naquele momento.

“Está chegando aqui o nosso futuro prefeito de Fortaleza”. Foi assim que John Monteiro (PDT) anunciou a chegada do colega. Em seu pronunciamento, o pedetista fez questão de destacar a forma de aglutinar de seu colega de partido. Ele lembrou, por exemplo, que mesmo após dois anos distante da Câmara Municipal, Salmito é recebido de braços abertos por aliados e opositores do Governo.

Ao Blog do Edison Silva, Salmito Filho afirmou que estava realizando uma visita apenas para confraternizar com seus pares, já que vem, nas últimas semanas, empreendendo incursões a diversos órgãos e bairros da cidade. “Vim visitar, rever os amigos, os servidores da Câmara, assessores. Primeiramente visitei o gabinete do presidente, ele me presenteou com o Código da Cidade impresso. Para mim é uma emoção grande, porque para além da luta política a gente constrói laços. Antes de qualquer resultado no PDT, vim aqui abraçar a todos, inclusive, a oposição”.

Salmito Filho foi vereador de Fortaleza por quatro mandatos consecutivos, e presidiu o Poder Legislativo em três ocasiões. O parlamentar é um dos pré-candidatos pedetistas que mais têm empreendido visitas aos bairros, entidades representativas e participado mais intensamente dos debates propostos através das redes sociais.

Questionado sobre a demora para apresentação de um nome que represente a base governista, Salmito Filho destacou que não tem parado para pensar na questão, até porque, segundo ele, qualquer que seja o escolhido, este terá o apoio dos demais, “já que não é um projeto individual, é coletivo”.

Líderes

Segundo informou, enquanto as lideranças e dirigentes estão tratando das questões relacionadas a alianças e eventuais coligações para a disputa majoritária, ele tem se concentrado em se fazer presente na cidade. “Tenho buscado sentir a cidade, ouvir o que pensa a cidade, os líderes, as entidades da sociedade civil. E me fazer presente em alguns territórios simbólicos, especialmente, na nossa periferia”.

Além de Salmito Filho, disputam a indicação de candidato do PDT em Fortaleza: o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto; o deputado federal Idilvan Alencar e os ex-secretários do Governo Roberto Cláudio, Samuel Dias e Ferruccio Feitosa.

Indicação

Outro deputado estadual que visitou a Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (02) foi Bruno Pedrosa, do PP. O parlamentar esteve na Casa para pedir apoio dos parlamentares a um projeto de Indicação de autoria do vereador Emanuel Acrízio, que estende para o transporte alternativo os benefícios que o Governo Municipal concedeu a alguns representantes do transporte público. Pedrosa representa a categoria no Ceará.