Dr. Cabeto conversou com parlamentares remotamente. Foto: Reprodução.

O secretário de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Cabeto, esclareceu, em reunião da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa, realizada via Sistema de Deliberação Remota (SDR), na manhã desta terça-feira (11), os planos da Sesa de mudar o setor de pediatria do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), além de outros detalhes do plano de modernização e ampliação do acesso ao serviço de saúde da rede pública do Ceará.

Cabeto informou que a estratégia não visa “fechar nenhum setor”. “As reformas que estamos planejando vêm no sentido de expandir e universalizar o atendimento, oferecendo mais qualidade e condições para os usuários e profissionais”, disse.

Segundo o secretário, em relação ao HGF e o setor de pediatria, o princípio é o mesmo. A ideia é descentralizar serviços que podem ser absorvidos por outros hospitais, tornando mais completos aqueles localizados em pontos estratégicos da cidade, como o Sopai na Barra do Ceará; o Hospital Universitário no Itaperi; o Hospital Infantil Albert Sabin no bairro de Fátima, o Centro de Saúde/Escola no Meireles, por exemplo.

Dr. Cabeto explicou que esse plano surgiu da necessidade de expansão de diversos setores, além da pediatria. Segundo ele, a pediatria do HGF conta apenas com 34 leitos de internação e nenhuma emergência ou UTIs pediátricas. Somado a isso, foi observada, em outras emergências do Estado, a necessidade de expansão de setores para tratamento de doença renal crônica, vasculares, neurológicas e câncer.

“Partindo do princípio que teremos que promover a expansão da pediatria, e de outros setores, estamos realizando essa série de mudanças que, em curto, médio e longo prazo, deverão, gradualmente, contemplar a população de forma mais integral sem causar tanto desgaste, nem para os usuários, e nem para os profissionais”, acrescentou.

O secretário reforçou que essa transição está sendo discutida semanalmente com médicos do HGF, do Albert Sabin, e das secretarias estadual e municipal/Fortaleza de Saúde, e deve acontecer ao longo dos próximos seis meses.

“Nós não vamos ‘fechar’ serviços. Só vamos transferir especialidades de um hospital ao outro, quando a nova unidade estiver pronta, para que não haja descontinuidade no atendimento da população”, observou. Especialidades mais específicas, como transplantes, por exemplo, não sairão do HGF, conforme Dr. Cabeto.

Entre as vantagens apontadas pelo secretário, está o desafogamento dos hospitais, e uma rede hospitalar interligada com todas as especialidades disponíveis, e que não obriga a população a se deslocar por grandes distâncias para realizar determinado atendimento.

Hospital Universitário

No longo prazo, o secretário garantiu que o Hospital Universitário que funcionará na UECE – Universidade Estadual do Ceará será licitado este mês e deverá estar pronto até o final de 2021, com 187 leitos pediátricos. Também como parte dessa transição, está a ampliação do Hospital Albert Sabin, com aumento do número de leitos, de UTIs, de salas de cirurgias e uma nova emergência. Sopai, Hospital da Criança, Posto de Saúde do Meireles, além dos cinco hospitais polo da capital, sofrerão reestruturações e modernizações, a fim de atender todos os critérios de vigilância e tratamento humanizado adequado.

A deputada Dra. Silvana (PL), presidente da Comissão de Saúde da AL, disse estar “aliviada” com o plano de modernização da rede pública de saúde. Ela elogiou o trabalho do Dr. Cabeto e afirmou que ele “realmente conseguiu desenhar um sistema de saúde que pode sim chegar até à população”.

A parlamentar ressaltou os esforços do Governo do Estado e da Sesa, já vinham sendo sentidos antes e citou, por exemplo, o fim do “piscinão do HGF”. “Precisamos reconhecer o esforço e dedicação e a preocupação com a criação de uma estratégia como essa, principalmente em um período onde todas as atenções estão e devem estar voltadas para a pandemia da Covid-19”, frisou.

Os deputados Soldado Noelio (Pros), Érika Amorim (PSD), Queiroz Filho (PDT), Augusta Brito (PCdoB) e Fernanda Pessoa (PSDB) também participaram da reunião.